Pesquisa   Facebook Jornal Alvorada

Assinatura Digital

Símbolos da Jornada Mundial da Juventude vão passar pelo concelho da Lourinhã na próxima quinta-feira

cruzjmj

Os símbolos da Jornada Mundial da Juventude (JMJ) - cruz peregrina e o ícone de Nossa Senhora Salus Populi Romani - vão passar pelo concelho da Lourinhã na próxima quinta-feira, dia 6.

Num comunicado enviado ao ALVORADA, os Comités Organizadores Paroquiais da Lourinhã, Ribamar e São Lourenço dos Francos para a Jornada Mundial da Juventude - Lisboa 2023, referem que esses símbolos “têm uma importância significativa e representam a essência e o espírito da JMJ. Antes do evento principal, os símbolos são peregrinos, viajando por diferentes locais para anunciar o Evangelho e acompanhar os jovens nas realidades em que vivem”.

Para estes grupos, o evento “promete ser um dia de comunhão, cultura e espiritualidade”, sendo a participação de todos “valiosa para enriquecer ainda mais esta jornada e envolver toda a comunidade do concelho da Lourinhã”. “Estamos ansiosos para partilhar esta experiência única com todos os participantes. Juntos, podemos tornar este evento memorável e inspirador para os jovens da nossa comunidade”, conclui o comunicado.

Os símbolos sairão de barco, pelas 8h00, a partir de Peniche e deverão chegar a Porto Dinheiro, na freguesia de Ribamar, pelas 9h30. Segue-se, pelas 10h35, passagem pelo Lar de Santa Bárbara (paragem e 1º mistério do Terço); 11h00 na Igreja de São Lourenço dos Francos (paragem e 2º mistério); 11h20 nos Moinhos da Pinhôa (paragem e 3º mistério); 11h50 no largo da Junta de Freguesia do Reguengo Grande (paragem e 4º mistério). Para as 12h00 está agendado um almoço partilhado na Associação do Moledo, seguindo os símbolos, pelas 14h30 para a Atalaia (paragem e 5º mistério); 14h45 a chegada dos símbolos ao Areal e peregrinação a pé até à Foz; 15h00 a construção na areia do símbolo da JMJ na Praia da Areia Branca - Foz; 15h30 a apresentação dos símbolos com entidades oficiais e associações na Praia da Areia Branca - Foz com actuação de João Brás (das 16h00 às 18h00), do Coro Juvenil da AMAL (das 18h00 às 18h20); da Marcha da Marteleira (das 18h30 às 18h50); da Ginástica do HCL (das 18h50 às 19h20) e de Hóstia e Meia (das 19h30 às 20h30). Decorre, pelas 21h00, o regresso dos símbolos à Igreja de Santo António, onde haverá um momento de oração final que termina na Igreja do Castelo/Cruzeiro.

Os símbolos da Jornada Mundial da Juventude vão chegar de barco ao local das cerimónias finais do encontro mundial com o Papa, no Parque Tejo, em Lisboa, no dia 5 de Agosto, no âmbito do Festival Marítimo.

A cruz peregrina e o ícone de Nossa Senhora Salus Populi Romani, que neste mês de Julho está a percorrer as paróquias do Patriarcado de Lisboa, vão ser transportados na tarde do sábado da JMJ num barco varino e descarregado por jovens avieiros devidamente trajados, explicou Rui Mira, responsável pelo Stella Maris-Moita do Ribatejo (Apostolado do Mar), na diocese de Setúbal, entidade organizadora do Festival Marítimo, citado pela agência Ecclesia.

O Festival Marítimo da JMJ 2023 pretende, entre 2 e 5 de Agosto, apresentar “vivências, tradições e culturas”, como “os avieiros com o seu folclore, as charangas que animam qualquer festa, uma recriação histórica e uma amostra da construção naval”.

A base será a Doca da Marinha e o Parque Tejo, a norte do Parque das Nações, com a iniciativa a proporcionar aos peregrinos a possibilidade de passearem no Tejo a bordo de embarcações tradicionais, bem como conhecerem a sua cultura e a sua história.

Rui Mira adiantou à Ecclesia que a organização tem já 30 embarcações típicas inscritas para a procissão/ desfile que transportará os símbolos até ao local da vigília e da missa final da JMJ.

Texto: ALVORADA com agência Lusa
Fotografia: Direitos Reservados (arquivo)