Pesquisa   Facebook Jornal Alvorada

Assinatura Digital

Festival da Abóbora regressa hoje à Atalaia e decorre até domingo com entradas livres

festivalabobora

A oitava edição do Festival da Abóbora vai decorrer no Pavilhão Multiusos da Atalaia entre esta sexta-feira e domingo, estando a sessão de abertura marcada para as 18h00 com a presença de representantes de entidades nacionais e internacionais, seguindo-se as Jornadas Técnicas sobre a Agricultura e a Cultura da Abóbora, pelas 19h00, aberta aos produtores, empresários agrícolas e público interessado. Organizado pela União das Freguesias da Lourinhã e Atalaia, o certame regressa para “celebrar a cultura da abóbora e da horticultura local, criando a possibilidade para os produtores locais mostrarem a qualidade da sua capacidade produtiva e as excelentes condições naturais da região”, refere a autarquia num comunicado enviado ao ALVORADA.

Ao longo dos três dias, numa área de cerca 1.500 metros quadrados, haverá exposições permanentes de mais de 100 espécies de abóboras, degustação de gastronomia e doçaria, mostras de artesanato e ‘workshops’ temáticos, todos tendo como pano de fundo a abóbora. “Muitas são as surpresas preparadas para todos os visitantes do Festival da Abóbora desta freguesia, que já é considerada a Capital Nacional da Abóbora”, destaca UFLA. O programa conta com o VI Concurso Nacional de Doçaria com Abóbora, no dia 27, e o VI Concurso Nacional da Abóbora, no dia 29.

Para o presidente do executivo da UFLA, “o Festival de Abóbora, realizado neste concelho misto entre o rural e o urbano, com belíssimas paisagens à beira-mar e de elevada potencialidade lúdica e turística, é um evento familiar contendo, também, uma forte componente solidária a favor de uma IPSS da freguesia”. Segundo o autarca, “ano após ano temo-nos superado em novidades. Este ano, apresentamos não uma, mas duas abóboras de grandes dimensões, de produção nacional".

O certame tem um cartaz de animação diversificado, actuando esta sexta-feira o Grupo Musical ‘Cordas do Mar’, seguindo-se uma demonstração das classes de ginástica do Hóquei Clube da Lourinhã, finalizando com a actuação de ‘Fado e Acordeão’ com Mónica Severino e Rodrigo Maurício. No sábado está marcada animação durante a tarde com o Grupo ‘Vira Vadio’ e com o acordeonista Nuno Fonseca. A partir das 19h00 começam as actuações dos artistas locais Carolina Mourato e João Brás, encerrando o dia com a actuação do cantor Sérgio Rossi. No domingo estão agendadas as actuações do Grupo ‘Mar à Vista’, do Rancho Folclórico ‘As Moleirinhas do Seixal’ e, a encerrar, a actuação de ‘Baixinho do Fado’ - Terra Velhinha.

A UFLA promove, de novo, uma Semana Gastronómica que antecede o evento, de 21 a 29 deste mês, para “permitir a todos os turistas e visitantes deliciarem-se com inúmeras iguarias preparadas com este ingrediente nos onze restaurantes aderentes”. Estão a participar as seguintes unidades de restauração: Noivado Mar Resort, Restaurante e Cervejaria Castelo, Terra à Terra, Biofrade - A Loja da Horta, Café-Restaurante O Zambujo, West 23 by Chakall, Restaurante Adega do Careca, ConchaMar by FavoriteVelvet, Chafariz Restaurante, Areal Beach Bistrot by Chakall e Barracão do Petisco.

O certame volta a contar com entradas livres e estará aberto ao público das 18h00 às 24h00 na sexta-feira, entre as 11h00 e as 24h00 no sábado e entre as 11h00 e as 19h00 no domingo. Todos os dias haverá animação infantil com pinturas faciais. Para mais informações pode ser consultada a página oficial do evento na internet.

Texto: ALVORADA
Fotografia: Sofia de Medeiros/ALVORADA (arquivo)