Pesquisa   Facebook Jornal Alvorada

Assinatura Digital

Alunos da Lourinhã assistiram à apresentação do Sistema Integrado de Monitorização de Erosão Costeira em Porto de Barcas

sistema integrado monitorizacao erosao costeiradr

No âmbito da disciplina de Biologia e Geologia, cerca de 100 alunos da EB 2,3 de Ribamar, Escola Secundária Dr. João Manuel da Costa Delgado e EB 2,3 Dr. João das Regras, participaram na apresentação do do projecto SIMEC - Sistema Integrado de Monitorização de Erosão Costeira, desenvolvido por Pedro Brasil, fundador da PIXAIR.

Promovida pelo Município da Lourinhã, esta acção decorreu em Porto de Barcas, zona do concelho contemplada neste projecto, que, com recurso a um drone, fotografa uma parcela de território relativamente abrangente, com resolução e rigor elevados, permitindo que seja gerado um modelo tridimensional com muita função. A partir daí, é possível olhar para aquela parcela e extrair-se informações, como curvas de nível, entre outras, medindo o ritmo da erosão e os impactos nos territórios.

Num comunicado enviado ao ALVORADA, a autarquia explica que o Sistema Integrado de Monitorização de Erosão Costeira é um projecto com financiamento EEAgrants, no valor de 83.842,00 euros, cujo promotor é a empresa PIXAIR, Unipessoal Lda e os parceiros NORCE - Norwegian Research Centre, A.S. O programa visado designa-se ‘Crescimento Azul’.

Texto: ALVORADA com comunicado da CML
Forografia: Direitos Reservados