Pesquisa   Facebook Jornal Alvorada

Assinatura Digital

PS Lourinhã elege delegados de José Luís Carneiro e Pedro Nuno Santos nas eleições internas

PS logo

Os militantes socialistas lourinhanenses estão entre os cerca de 60 mil do país que vão votar nas eleições directas internas entre esta sexta-feira, dia 15, e sábado, dia 16, para a escolha do novo secretário-geral do PS e dos 1.400 delegados ao congresso de Janeiro. Com direito a dois delegados, o PS da Lourinhã conta com duas candidaturas. A lista de José Luís Carneiro tem como efectivos João Serra e Bárbara Marteira, apresentando como suplentes Carlos Lopes e João Coxilha. Quanto à candidatura de Pedro Nuno Santos, tem como candidatos Ana Jorge e Mário Gonçalves, sendo suplentes Selene Martinho e Luís Raposo. A concelhia socialista lourinhanense tem cerca de 90 militantes.

No âmbito da FRO - Federação Regional do Oeste do PS, cujas eleições decorrem esta sexta-feira, serão eleitos 11 delegados, assim repartidos: Alenquer (3), Cadaval (1), Lourinhã (2), Sobral de Monte Agraço (1) e Torres Vedras (4). A candidatura de José Luís Carneiro tem como mandatário distrital a edil torriense Laura Rodrigues, enquanto que Pedro Nuno Santos escolheu o ex-autarca torriense e actual secretário de Estado Carlos Miguel.

Com excepção de Daniel Adrião, que tem uma lista de candidatos a delegados em Sobral de Monte Agraço, todas as concelhias do Oeste contam com candidaturas de apoio aos outros dois candidatos.

De acordo com a COC, dos 80 mil membros inscritos no PS, cerca de 60 mil regularizaram o pagamento das suas quotas e podem assim votar para a escolha do novo secretário-geral e dos 1.400 delegados ao congresso, que se realizará na Feira Internacional de Lisboa (FIL) entre 5 e 7 de Janeiro. Além dos 1.400 delegados eleitos pelas 'bases', estarão no congresso mais 1.100 delegados que têm direito a inerência (mas sem direito a voto) por pertencerem a órgãos nacionais de estruturas do partido, ou por exercerem cargos de nomeação política pelo PS. No caso do concelho da Lourinhã, o presidente da Câmara Municipal, João Duarte Carvalho (apoiante de José Luís Carneiro) e Susana Gonçalves (presidente do PS/Lourinhã) têm assento por inerência mas sem direito a voto. Já o lourinhanense Brian Silva, presidente da FRO/PS e apoiante de José Luís Carneiro, tem assento por inerência e com direito a voto.

Tal como tem sido habitual no PS, as eleições directas para a escolha do novo líder e dos delegados ao congresso fazem-se em dois dias, sendo que as concelhias que integram a Federação Regional do Oeste fazem-no esta sexta-feira, dia 15, entre as 18h00 e as 22h00, nas respectivas sedes partidárias.

Texto: ALVORADA