Pesquisa   Facebook Jornal Alvorada

Assinatura Digital

Projecto social ‘Próxima Paragem’ promovido pelo Município da Lourinhã até 2025 com investimento de 50 mil euros

projeto proxima paragem cml

A Câmara Municipal da Lourinhã decidiu dar continuidade ao projecto social ‘Próxima Paragem’ nos bairros municipais de São Francisco de Assis (Atalaia) e da Ladeirinha (Reguengo Grande), assim como nas suas comunidades circundantes, resultando num investimento público de 50 mil euros até 2025. Em causa está um projecto iniciado no ano passado e que se enquadra  na democracia de proximidade, que está inserido no Programa Nacional Bairros Saudáveis lançado pelo Governo.

Envolvendo cerca de duas centenas de moradores, estão previstas 18 acções de intervenção ao abrigo deste programa, em seis equipamentos e espaços criados e requalificados, tendo participado 150 pessoas nas acções de formação. A população envolvida nestas acções é constituída, na sua maioria, por mulheres, crianças e jovens e pessoas em situação de desemprego. Reconhecendo o valor e impacto social da ‘Próxima Paragem’, a autarquia encetou uma parceria com as associações ‘Locals Approach’ (organização sem fins lucrativos que pretende promover acções de Desenvolvimento Local assente em Projectos Participativos) e ‘Sombronautas’ - Teatro Inefável (grupo que encena histórias contadas com luz, sombra e objectos animados).

Em comunicado enviado ao ALVORADA, o Município da Lourinhã explica que este projecto tem por objectivos diminuir taxas de inactividade, melhorar espaços comuns e trabalhar a integração das populações com os territórios envolventes, integrando acções locais, pensadas e desenhadas com os moradores, em harmonia com os seus interesses colectivos, potenciando novos espaços e oportunidades de desenvolvimento pessoal e comunitário que, no seu culminar, dotem os territórios de uma nova imagem e os seus participantes de novas competências, através da aprendizagem de técnicas e ofícios. “Estes são bairros mais segregados, sendo, igualmente, espaços envoltos numa imagem pública negativa, com efeitos visíveis no bem-estar individual e comunitário”, analisa a edilidade. 

Ainda segundo o Município da Lourinhã, este projecto teve um forte impacto nas comunidades participantes, na relação com os moradores, em especial as crianças e jovens, e com o término do seu financiamento foi um dos quatro seleccionados, num universo de 90, da Região de Lisboa e Vale do Tejo para uma apresentação pública numa sessão de encerramento do Programa Bairros Saudáveis. “Desta forma, a Lourinhã foi distinguida com a oportunidade de o expor a um vasto número de entidades regionais e nacionais, na Sessão de Encerramento do Programa, intitulada por ‘Bairros Saudáveis prestam Contas’, no passado dia 19 de Junho de 2023, em Lisboa, inclusive ao Sr. Primeiro Ministro, ao Sr. Ministro da Saúde e à Sra. Ministra da Coesão Territorial entre outras entidades presentes na audiência”, destaca ainda a autarquia.

O financiamento deste projecto para o próximo triénio foi dividido entre 2023 (10 mil euros), 2024 (20 mil euros) e 2025 (20 mil euros). “A sua continuidade presume reforçar e consolidar o envolvimento da comunidade em processos de qualificação de espaços comuns, que visem a melhoria destes lugares e o engajamento destas comunidades no processo, identificando potenciais lideranças locais, iniciativas, produtos e serviços e que por via da proximidade estabelecida com a comunidade, se possa assim, através de formações e da presença no território, apoiar tecnicamente estas iniciativas, que por um lado reforçam os laços de confiança, por outro qualificam o espaço e a comunidade no seu todo”, conclui o Município da Lourinhã.

Texto: ALVORADA com comunicado da CML
Fotografia: CML