Pesquisa   Facebook Jornal Alvorada

Assinatura Digital

Município da Lourinhã participa na BTL que arranca hoje com lotação de expositores esgotada

btl 2024

A BTL - Bolsa de Turismo de Lisboa começa hoje, com lotação esgotada nos quatro pavilhões da FIL e com a organização a esperar ultrapassar o número de visitas do ano passado. O Município da Lourinhã volta a participar neste evento integrado no espaço do pavilhão 2 da OesteCIM - Comunidade Intermunicipal do Oeste. São várias as actividades agendadas pela autarquia lourinhanense: quinta-feira, 12h00 - 14h00 | Preparação de cocktails com Aguardente DOC Lourinhã, pelo Externato de Penafirme; sexta-feira, 11h00 - 14h00 | Prova de Vinhos Adega d’Arrocha - 14h00 - 15h00 | Prova de Aguardente (ACL) e Tarte Dª Isabel (Doce Lourinhã - Marca Lourinhã); sábado, dia 02/03 - 14h00 - 15h00 | Prova de Aguardente (ACL) e Tarte Dª Isabel (Doce Lourinhã - Marca Lourinhã). A edilidade lourinhanense está também representada no Stand do Turismo de Portugal, no Balcão da Rota Histórica das Linhas de Torres, a promover o CIBV - Centro de Interpretação da Batalha do Vimeiro e o evento ‘Batalha do Vimeiro 1808’.

A 34.ª edição da BTL - Bolsa de Turismo de Lisboa decorre, na FIL - Parque das Nações, sendo até sexta-feira para profissionais e sábado e domingo para o público geral. "A expectativa para este ano é ter uma edição mais completa e diversificada, até porque conseguimos ter o espaço de exposição esgotado e temos uma oferta internacional superior, e uma lista de espera significativa, quer de destinos internacionais quer de organizações nacionais publicas e privadas", disse a gestora da BTL, Dália Palma, à Lusa. A responsável refere que este nível de taxa de ocupação indica "uma participação significativa", que espelha o compromisso da BTL "em apresentar uma edição mais estruturada e profissional do que nunca, com uma oferta diversificada ao nível de expositores, sectores e conteúdos".

Assim, e a nível global, nos quatro pavilhões da feira, estarão mais de 400 expositores e uma representação de mais de 1.400 empresas e instituições. "Estes aspectos afirmam a vitalidade da BTL enquanto principal evento nacional de turismo. As áreas presentes como a BTL LGBTI+, BTL Formação & Emprego ou BTL Cultural, desempenham também um papel crucial no valor acrescentado que a feira aporta para os participantes. Salientamos também a questão da internacionalização, nomeadamente ao nível da presença de 85 destinos internacionais e o Programa de Hosted Buyers, representado este ano por 42 mercados emissores e um total de 200 compradores internacionais, convidados da BTL em parceria com a TAP, Turismo de Portugal e da ACISO", acrescenta em respostas escritas à Lusa.

Questionada sobre o número de visitantes que esperam receber, Dália Palma refere que o objectivo é, "acima de tudo, superar os resultados de 2023, dando continuidade a uma estratégia que prima pela qualidade, diversidade e valor entregue aos clientes e parceiros, sejam eles expositores ou visitantes".

Em 2023 a organização da BTL disse que a edição daquele ano tinha contado com mais de 63 mil visitantes. Este ano os Açores foram escolhidos como o Destino Nacional Convidado da BTL, "devido à sua oferta diversificada", e com a intenção de se promover "a riqueza natural, cultural e turística" daquela região autónoma que, segundo a organização, "apresenta um imenso potencial como destino turístico, não só pelas suas características intrínsecas, mas também pelas suas práticas ao nível da sustentabilidade e da conservação ambiental".

Já Cabo Verde - "um velho amigo da BTL e um destino de eleição dos portugueses" - é "pela sua cultura rica, hospitalidade única e diversidade turística, oferecendo experiências culturais enriquecedoras e praias deslumbrantes" o Destino Internacional Convidado. "O facto de Cabo Verde surgir em destaque nesta edição da BTL é um justo prémio por todo o trabalho que tem vindo a realizar", reforça a responsável, acrescentando que "a proximidade geográfica a Portugal, aliada à facilidade de acesso com voos directos regulares, torna Cabo Verde uma escolha ainda mais apelativa para os viajantes portugueses, tanto a nível de lazer como de negócios. A paisagem exótica do arquipélago, além de ser um convite ao relaxamento, proporciona um ambiente propício para o desenvolvimento de oportunidades comerciais". Para a BTL, o crescente interesse dos portugueses por este país está reflectido nos dados do Instituto Nacional de Estatística de Cabo Verde, com Portugal a representar "um dos maiores mercados emissores de turistas para o arquipélago, tanto em entradas quanto em dormidas".

Texto: ALVORADA com agência Lusa