Pesquisa   Facebook Jornal Alvorada

Assinatura Digital

Presença da Lourinhã no certame ‘Jurassic Deuil’ termina este domingo com diversas actividades

jurassic deuil 24 sm

Termina este domingo a participação da Lourinhã no certame ‘Jurassic Deuil’ que tem estado a decorrer na vila de Deuil-La Barre, nos arredores de Paris, numa organização conjunta do Museu da Lourinhã e do Município de Deuil-La Barre, com o apoio do Município da Lourinhã. O evento apresenta uma exposição com fósseis e réplicas de fósseis de dinossauros, uma mostra de ilustrações científicas, palestras, documentários e actividades didácticas sempre na temática da Paleontologia e distribuídas por cinco espaços diferentes desta vila geminada com a Lourinhã.

Neste último fim-de-semana o Museu da Lourinhã estará representado localmente pela vice-presidente, Margarida Nobre, pela coordenadora científica Carla Tomás, pela coordenadora operacional Carla Abreu e pelo preparador de fósseis Micael Martinho. João Serra, vereador com o pelouro da Economia e do Turismo estará em representação do Município da Lourinhã, também com o objectivo de privilegiar contactos, parcerias e estreitar ainda mais a relação detida com Deuil-La Barre.

Para o último dia, entre outras actividades, fica reservado um simpósio para profissionais, mas aberto ao público em geral, para troca de experiências de salvaguarda, estudo, divulgação e valorização de património paleontológico e geológico.

Recorde-se que em 2017, o Museu de Lourinhã levou até Deuil-La Barre uma primeira abordagem das suas pesquisas sobre os dinossauros e o período do Jurássico Superior. Sete anos depois, e como parte das comemorações dos 40 anos desta instituição lourinhanense, os dinossauros voltaram.

No primeiro fim-de-semana do evento, a Câmara Municipal da Lourinhã esteve representada pelo vereador José Tomé, enquanto que o Museu da Lourinhã contou com a presença do presidente Vital do Rosário, da coordenadora científica Carla Tomás, da coordenadora operacional Carla Abreu, e do preparador de fósseis Micael Martinho. Como parceiros, para além do Município da Lourinhã, o Museu da Lourinhã contou com o Dino Parque Lourinhã, a Universidade Nova de Lisboa, o aspiring Geoparque Oeste e a Sociedade Portuguesa de Paleontologia, contando também o apoio logístico de várias pessoas, empresas e instituições do concelho, entre as quais se destacam a União das Freguesias da Lourinhã e Atalaia, Construções Luís Jorge e a Louricoop.

Texto e fotografia: Sofia de Medeiros/ALVORADA