Pesquisa   Facebook Jornal Alvorada

Assinatura Digital

Alunos da Universidade Lusófona visitaram Paimogo e território do aspiring Geoparque Oeste

alunos visita forte 24 dr

Uma visita ao Forte de Paimogo e ao território do aspiring Geoparque Oeste trouxe à Lourinhã, a 21 de Março, alunos de licenciatura e mestrado de Engenharia Civil e Engenharia do Ambiente da Universidade Lusófona.

A passagem por Paimogo teve como objectivos o contacto com a reabilitação do forte, o qual faz parte do projecto de investigação internacional EEA Grants Fort, através da observação da pesquisa histórica do local, dos materiais de construção utilizados, bem como do património imaterial do forte, permitindo o reconhecimento das técnicas construtivas aplicadas e dos materiais utilizados na construção do equipamento, bem como os materiais de construção previstos para a sua reabilitação.  

Já a visita ao território do aspiring Geoparque Oeste pretendeu dar a conhecer aos estudantes a observação de vários locais com património geológico importante para a compreensão da evolução geológica da margem ibérica atlântica e de diferentes locais com recursos geológicos utilizados na construção civil (ex: pedreiras, barreiros, areeiros).

Num comunicado enviado ao ALVORADA, a autarquia lourinhanense explica que esta saída técnica “permitiu aos alunos recolherem informação para elementos de avaliação da sua Avaliação Contínua”.

Recorde-se que a reabilitação do Forte de Paimogo é um projecto financiado pelo Programa Cultura dos EEA Grants, tendo como Operador do Programa o Património Cultural, I.P., que tem como missão gerir, salvaguardar, valorizar e restaurar os bens patrimoniais imóveis, móveis e imateriais, e ainda executar a política museológica nacional.

Texto: ALVORADA com comunicado da CML
Fotografia: CML