Pesquisa   Facebook Jornal Alvorada

Assinatura Digital

História de Pedro e Inês no Moledo é 'Mochila Cultural' do Plano Nacional das Artes

mochila cultural dr

A Mochila Cultural ‘Em Moledo com AMOR’, no âmbito do Plano Nacional das Artes foi entregue ao Município da Lourinhã no passado dia 19, numa sessão que decorreu na Associação Musical e Artística Lourinhanense. A iniciativa contou com a presença do vereador José Tomé, responsável pelos pelouros da Cultura e Educação da Câmara Municipal da Lourinhã, de Paulo Pires do Vale, Comissário do Plano Nacional das Artes, de José Grachinha, director do Agrupamento de Escolas da Lourinhã, de Joana Alves, escultora de duas obras da Mostra de Arte Pública do Moledo e de alunos e professores das Escolas Básicas do 1º ciclo do Moledo, Miragaia e Lourinhã.

A Mochila Cultural ‘Em Moledo com AMOR’ decorreu em dois momentos distintos, o primeiro para o visionamento do vídeo filmado naquela aldeia do concelho da Lourinhã, onde é retratada uma visita de alunos da EB1 à Mostra de Arte Pública do Moledo, seguido de uma conversa e de um debate, em directo para todas as escolas do país, continente e ilhas.

Num comunicado enviado ao ALVORADA a autarquia explica que esta Mochila Cultural pretendeu contar parte da História de Portugal, concretamente dos acontecimentos que envolveram D. Afonso IV, D. Pedro e D. Inês de Castro, durante o século XIV, de modo informal, leve e acessível, promovendo, simultaneamente, o território e foi criada por uma equipa pluridisciplinar, composta por elementos da Câmara Municipal da Lourinhã, professores do Agrupamento de Escolas da Lourinhã, alunos da EB1 de Moledo, a equipa de Multimédia e Audiovisuais da Direcção-geral dos Estabelecimentos Escolares e a equipa do Plano Nacional das Artes.

Os conteúdos em vídeo e o descritivo do projecto estão disponíveis para visualização no canal de youtube da autarquia e em www.cm-lourinha.pt.

Texto: ALVORADA com comunicado da CML
Fotografia: CML