Pesquisa   Facebook Jornal Alvorada

Assinatura Digital

Lourinhanense Nuno Sampaio nomeado secretário de Estado dos Negócios Estrangeiros e da Cooperação

governo de portugal

O lourinhanense Nuno Sampaio toma posse esta sexta-feira como secretário de Estado dos Negócios Estrangeiros e da Cooperação, sendo um dos três secretários de Estado que vão trabalhar sob a liderança do ministro dos Negócios Estrangeiros, Paulo Rangel. Os outros dois colegas são Inês Domingos, escolhida para secretária de Estado dos Negócios Estrangeiros e da Cooperação, e José Cesário, secretário de Estado das Comunidades Portuguesas pela quarta vez.

Nuno Sampaio, que se estreia no Governo, era até agora consultor da Casa Civil do Presidente da República Marcelo Rebelo de Sousa e assessor para os Assuntos Políticos desde a sua posse, tendo também sido assessor para os Assuntos Parlamentares e Autarquias Locais da Casa Civil do anterior Presidente da República Aníbal Cavaco Silva. Com doutoramento e mestrado em Ciência Política e Relações Internacionais, o político lourinhanense é licenciado em Relações Internacionais, sendo ainda docente universitário e investigador, revela a nota curricular divulgada pelo Governo. Ao nível local, é filiado no PSD da Lourinhã, tendo sido em mandatos anteriores vereador na Câmara Municipal e membro da Assembleia Municipal.

Neste novo Governo, os Assuntos Europeus regressam à dependência do Ministério dos Negócios Estrangeiros. De acordo com uma nota publicada no portal da Presidência da República na internet, o ministério liderado pelo ministro de Estado Paulo Rangel terá, no Governo liderado por Luís Montenegro, a tutela de três pastas: Assuntos Europeus, Negócios Estrangeiros e Cooperação e Comunidades Portuguesas. Deixa de figurar, como até agora, a Internacionalização. Os Assuntos Europeus regressam assim à alçada do Palácio das Necessidades, depois de terem estado sob o gabinete do primeiro-ministro no último Governo de António Costa, desde Março de 2022, uma das principais alterações na orgânica daquele executivo.

Texto: ALVORADA com agência Lusa