Pesquisa   Facebook Jornal Alvorada

Assinatura Digital

Projecto vencedor para recuperação da antiga Colónia Balnear da Areia Branca revelado em Castelo Branco na próxima semana

coloniacastelobranco

Os cinco primeiros classificados do concurso público de concepção do projecto de recuperação da Antiga Colónia Balnear da Areia Branca vão ser entregues pela Comunidade Intermunicipal da Beira Baixa (CIBB) no próximo dia 17, numa cerimónia que vai decorrer em Castelo Branco. Recorde-se que a instituição intermunicipal herdou este imóvel da Assembleia Distrital de Castelo Branco.

A sessão está agendada para as 17h00 no Salão Nobre da Comunidade Intermunicipal da Beira Baixa, localizada no Edifício dos Emblemas, sendo presidida pelo presidente do Conselho Intermunicipal da CIBB e contará com a presença de representantes do Município da Lourinhã e da Secção Regional de Lisboa e Vale do Tejo da Ordem dos Arquitectos. Estará presente também a equipa responsável pelo projecto vencedor, bem como outros premiados do concurso, cujo resultado ainda não foi divulgado oficialmente. Aguardam-se os próximos passos para a recuperação e utilização destas instalações balneares localizadas junto à praia do nosso concelho.

Em comunicado enviado ao ALVORADA, a CIBB recorda que em 2023 decorreu um concurso público para a elaboração de um projecto de recuperação da antiga Colónia Balnear da Areia Branca, em conjunto com a Secção Regional de Lisboa e Vale do Tejo da Ordem dos Arquitectos. Informa ainda que foram submetidas 24 propostas e seleccionados cinco premiados, escolhidos pelo júri formado por um representante da CIBB, um do Município da Lourinhã e um da Secção Regional de Lisboa e Vale do Tejo da Ordem dos Arquitectos.

A Colónia Balnear da Areia Branca foi construída pela Junta Distrital de Castelo Branco ainda no tempo do Estado Novo, na década de 1970, sendo propriedade da CIBB. Funcionou durante três décadas, sobretudo para crianças e jovens do distrito de Castelo Branco, estando inactiva desde 2009, após os estragos causados por uma tempestade, apesar de nos anos anteriores registar já uma actividade muito reduzida ou quase nula.

A Comunidade Intermunicipal da Beira Baixa compreende os municípios de Castelo Branco, Idanha-a-Nova, Oleiros, Penamacor, Proença-a-Nova, Sertã, Vila de Rei e Vila Velha de Ródão, sendo uma associação de âmbito territorial que visa a realização dos interesses comuns aos municípios que a integram, designadamente quanto “à promoção do desenvolvimento social, económico e cultural, que reforça a identidade do território e o sentimento de pertença da sua comunidade”.

Texto: ALVORADA com comunicado da CIM Beira Baixa
Fotografia: Paulo Ribeiro/ALVORADA (arquivo)