Pesquisa   Facebook Jornal Alvorada

Assinatura Digital

‘Livros a Oeste - Festival do Leitor’ proporciona cinco dias de descoberta cultural na Lourinhã

sam the kid marco neves dr

A edição de 2024 do ‘Livros a Oeste - Festival do Leitor’ vai celebrar a liberdade tendo como pano de fundo o 50º aniversário do 25 de Abril de 1974. Esta iniciativa anual, dinamizada pelo Município da Lourinhã desde 2012, promove a literatura, os livros e a leitura com um conjunto multifacetado de actividades e intervenções culturais, destinadas a públicos de todas as idades.

Na 12ª edição, que decorre entre os próximos dias 14 e 18, o tema “…Liberdade…” dá o mote a uma programação que coloca em perspectiva a relação com a palavra, bem como as possibilidades da criação literária hoje, num contexto de liberdade de expressão e de pensamento.
 
Num comunicado enviado ao ALVORADA, a autarquia lourinhanense refere que “é esse espírito de criatividade que dita uma edição mais diversificada nos momentos programados”. Além das conversas com autores e apresentações de livros, a 12ª edição do ‘Livros a Oeste - Festival do Leitor’ contará com oficinas, momentos interactivos e eventos multidisciplinares que convocam diferentes linguagens artísticas.
 
Exemplo disso é a instalação artística ‘Três Luzes acenderam ao mesmo Tempo em Três Janelas Diferentes’, do músico português Noiserv. Este momento, que terá lugar no primeiro dia de festival, nasce de um livro e procura apelar à escuta de nós e do outro, através de um trabalho multidisciplinar que cruza os universos da literatura e da música, campo em que Noiserv conta com um trabalho profícuo.
 
Ainda na fronteira da palavra, o festival receberá o rapper português Sam The Kid que se juntará ao linguista Marco Neves para gravar uma emissão especial do podcast ‘Assim ou Assado’, sobre mitos e curiosidades da língua portuguesa, na noite de 14 de Maio. Esta sessão terá tradução simultânea em língua gestual portuguesa. No dia seguinte, Sam The Kid e Marco Neves levam as curiosidades da língua portuguesa à escola, numa sessão de perguntas dedicada aos estudantes do ensino secundário.
 
José Tomé, responsável pelas áreas da Cultura e Educação do Município da Lourinhã refere que “num ano de festa, o ‘Livros a Oeste - Festival do Leitor’ não poderia deixar de celebrar a liberdade que tirou as mordaças à palavra e à literatura em Portugal. O 25 de Abril abriu um capítulo, não só de democracia política, mas também de democracia cultural, com uma maior participação cívica, nomeadamente através da expressão artística. A diversidade programada para esta edição é um reflexo dessa pluralidade, que queremos valorar, bem como do nosso objectivo de envolver públicos com diferentes condições, promovendo uma fruição mais abrangente da cultura”.

Apresentações, conversas e oficinas numa grande celebração do leitor
  
No capítulo dos grandes autores, a vida e obra de Cesário Verde e os 500 anos de Luiz Vaz de Camões marcam a agenda desta 12ª edição. Também o cinema estará em destaque, com a presença de João Gonzalez, realizador da curta-metragem The Ice Merchants, nomeada para os Óscares, e da guionista do filme Revolução Sem Sangue, Ana da Silveira Moura.
 
Afonso Cruz, José Pacheco Pereira, Nuno Artur Silva, Sérgio Godinho, Raquel Varela e Rui Zink, juntam-se a um grupo ainda maior de autores para falar das suas mais recentes obras.

O ‘Livros a Oeste - Festival do Leitor’ está nomeado, pela segunda vez consecutiva, para os Iberian Festival Awards, sendo finalista da edição deste ano.

Texto: ALVORADA com comunicado da CML
Fotografia: Direitos Reservados