Pesquisa   Facebook Jornal Alvorada

Assinatura Digital

UFLA atribuiu apoio financeiro extraordinário às fábricas das igrejas e associações da freguesia

apoios2020

A União de Freguesias da Lourinhã e Atalaia (UFLA) atribuiu, no final do ano 2020, um apoio financeiro extraordinário de cerca de 25 mil euros às fábricas das igrejas e associações da freguesia. Em comunicado enviado ao ALVORADA, a UFLA explica que esta atribuição, deliberada por unanimidade, pretendeu apoiar as associações e as colectividades da freguesia, que perante a crise pandémica decorrente da Covid-19, “viram-se obrigadas a cancelar as suas actividades e também, como exemplos, as festas, os encontros, as reuniões e os eventos culturais, desportivos e recreativos que habitualmente fazem parte da sua essência”.

De igual forma, o culto religioso na freguesia viu-se também limitado nas suas actividades nomeadamente pela supressão de encontros e celebrações. “As fábricas da igreja assumem um papel influente na dinâmica do tecido social da freguesia desempenhando um trabalho importante nomeadamente junto da população idosa e de cidadãos desprotegidos e em risco social”.

Para o executivo da UFLA, as associações e colectividades assumem de igual forma um papel preponderante na sociedade e desempenham também um meritório trabalho, “resultado do empenho e abnegação dos elementos que constituem os órgãos sociais, dos seus familiares bem como, da comunidade local que legitima e apoia a vitalidade que estas instituições incutam nas suas localidades”.

A supressão das suas actividades, por força da segurança e bem-estar de todos devido à situação pandémica, causaram a estas entidades “um prejuízo social e económico e é grande o esforço financeiro necessário para continuar o seu papel essencial no seio da população e garantir a sua sustentabilidade”.

Reconhecendo que estas entidades desempenham um relevante papel enquanto motores de desenvolvimento social, económico e cultural na freguesia, a UFLA deliberou na sua reunião sob proposta do presidente, Pedro Margarido, “atribuir apoio financeiro de carácter extraordinário que, sem menosprezar o empenho e a importância de cada uma delas, teve em consideração as suas valências, a sua área de influência geográfica e os seus encargos com funcionários e instalações”.

Na reunião de entrega dos apoios, Pedro Margarido, disse que a junta de freguesia “tem colaborado dentro das suas possibilidades com todas as associações dentro da área geográfica da freguesia” e sendo este um ano atípico e considerando que esta autarquia não realizou os eventos programados, ou seja, a Feira Saloia, as animações de praia, a Festa da Família e o Festival da Abóbora, o executivo canalizou as “verbas orçamentadas destes eventos para reforçar o apoio às associações e comissões de igrejas” sendo para as 15 fábricas de igreja cerca de 4.000 euros e para as 19 associações e colectividades da freguesia cerca de 20.750 euros. Foi ainda doado 780 quilos de ração à Associação Projecto JAVA no valor de cerca de 290 euros.

No final, Pedro Margarido voltou a enaltecer e a reconhecer publicamente todo o trabalho voluntário dos dirigentes associativos e dos membros das comissões de festas e das igrejas em prol da comunidade, “muitas vezes com sacrifício pessoal e familiar.

Texto: ALVORADA
Fotografia: UFLA