Pesquisa   Facebook Jornal Alvorada

Assinatura Digital

Sessões de esclarecimento sobre limpezas florestais no concelho da Lourinhã

limpezaterrenos

O Serviço Municipal de Protecção Civil e a Guarda Nacional Republicana terminam este fim-de-semana as várias sessões de esclarecimento junto da população sobre a limpeza de terrenos florestais que têm estado a decorrer durante este mês. As acções centram-se no Sistema de Defesa da Floresta Contra Incêndios, onde os responsáveis farão uma abordagem sobre a temática das limpezas florestais, critérios e modos de actuação, esclarecendo as dúvidas colocadas pelos participantes.

As sessões agendadas para este fim-de-semana são: dia 23 (sábado) - Associação de Melhoramentos, Cultura e Desporto do Sobral (14h00), Associação Cultural e Social da Marteleira (14h00); dia 24 de Fevereiro (domingo) - União de Freguesias de São Bartolomeu dos Galegos e Moledo - sala sénior (10h00), Junta de Freguesia da Moita dos Ferreiros (10h00).

Recordamos que os proprietários, arrendatários, usufrutuários ou entidades que detenham terrenos à volta de edifícios inseridos no espaço rural são obrigados a proceder à limpeza dos terrenos até 15 de Março, cumprindo os critérios de gestão de combustíveis, tais como eliminar os mato e reduzir a densidade de árvores num raio de 50 metros à volta das casas, armazéns, oficinas, fábricas ou estaleiros e 100 metros nos terrenos à volta das aldeias, parques de campismo, parques industriais, plataformas de logística e aterros sanitários.

As infracções constituem contra-ordenações puníveis com coima, de 280 a 10.000 euros no caso de pessoa singular e de 1.600 a 120.000 euros no caso de pessoas colectivas.

Fotografia: Direitos Reservados