Pesquisa   Facebook Jornal Alvorada

Assinatura Digital

X Gala das Distinções da ADL entregou galardões no auditório da AMAL

Gala ADL 2019

A abertura do Dino Parque da Lourinhã foi considerado o acontecimento do ano passado para a ADL - Associação de Desenvolvimento Local da Lourinhã na X Gala das Distinções que decorreu este sábado à noite no auditório da AMAL.

O Prémio Carreira foi concedido a duas pessoas: a Fernando Nascimento pelo trabalho realizado enquanto dirigente desportivo na modalidade de futsal no Grupo Desportivo, Cultural e Recreativo da Zambujeira e Serra do Calvo; e ao acordeonista Manuel Luís pela sua dedicação ao desporto e pela paixão pelo acordeão, nomeadamente enquanto acordeonista do Rancho Folclórico As Moleirinhas do Seixal. 

Já quanto à categoria Personalidade do Ano foi entregue ao coronel Mário Álvares, do Exército, que é o actual comandante do RAME - Regimento de Apoio Militar de Emergência, participando também civicamente na comunidade lourinhanense, particularmente na área das artes plásticas, onde integrou exposições individuais e colectivas com os seus trabalhos artísticos.

Em relação aos vencedores das nove categorias da edição deste ano foram os seguintes:

Categoria ‘Ambiente’ - José Cruz: pela criação, organização e desenvolvimento de percursos pedestres que dão a conhecer a paisagem e as histórias do concelho da Lourinhã. Em 2018 realizou quatro rotas: a Rota da Aguardente da Lourinhã, em Miragaia; A Costa dos Naufrágios na Peralta; Nos Passos de Pedro e Inês no Moledo; e a Costa dos Piratas na Areia Branca. Todas com grande divulgação e promoção a nível nacional no ‘website’ da Green Trekker.

Categoria ‘Associativismo e Voluntariado’ - Missão Arco Íris: associação de apoio e promoção à inclusão de crianças com anafilaxia, constituída na Lourinhã em 2018, que promove acções de sensibilização em todo o país com o apoio de uma equipa médica especializada. Em 2018 realizou 44 sessões de esclarecimento em 23 escolas e centros de saúde do continente e ilhas.

Categoria ‘Desporto’ - Francisco Martins: atleta lourinhanense que após um acidente de trabalho, do qual resultou a amputação de parte de uma perna, se dedicou ao paraciclismo. Em 2018 foi vencedor da Taça de Portugal de Paraciclismo na categoria C3 e vice-campeão no contra-relógio na categoria C3.

Categoria ‘Educação’ - Município da Lourinhã, Agrupamento de Escolas D. Lourenço Vicente e Agrupamento de Escolas da Lourinhã: no âmbito do programa integrado e inovador de combate ao insucesso escolar da região Oeste ‘Aluno ao Centro’, o Município da Lourinhã em parceria com os dois agrupamentos de escolas do concelho promoveu a 11 e 13 de Setembro, a primeira edição das Jornadas de Educação - Lourinhã 2018. Destinado a toda a população escolar - professores, auxiliares e encarregados de educação - estiveram presentes em cada sessão cerca de 400 pessoas, onde se debateu o futuro da educação com destaque para os temas ‘Escola Positiva’ e ‘Parentalidade Positiva’.

Categoria ‘Empreendedorismo e Inovação’ - Dino Parque da Lourinhã: em 2018 desenvolveu uma campanha de marketing com o Pingo Doce com projecção nacional e que colocou os principais órgãos de comunicação social a falar sobre a Lourinhã. Parte da receita desta campanha será aplicada em bolsas de investigação na área da paleontologia.

Categoria ‘Lourinhanenses no Mundo’ - Jack Prazeres: natural da Pinhoa, emigrante no Canadá com uma história na comunidade extremamente importante. Recebeu o Prémio ‘Jubileu da Rainha’ e diversos prémios por uma liderança comunitária distinta, tanto no sector da construção civil como na comunidade luso-canadiana. Recebeu a Comenda da Ordem de Mérito de Portugal. É presidente da Lusa Canadian Charitable Society, instituição de solidariedade que apoia famílias com adultos com deficiência, grande parte deles portugueses ou luso-descendentes e que abriu o terceiro centro. Mais uma vez, em Outubro de 2018, realizou a 12ª gala de angariação de fundos para esta instituição.

Categoria ‘Música, Artes e Cultura’ - Município da Lourinhã: 800 anos do Foral da Lourinhã: a aliança entre a arte e a promoção do conhecimento estiveram patentes no programa evocativo que celebrou a importância do foral como documento ‘fundador’ da Lourinhã. Para esse efeito, a CML realizou recriações históricas e concertos medievais, o lançamento de uma aguardente comemorativa, palestras, teatro, ‘workshops’, passeios, caminhadas e exposições que fizeram parte das comemorações da efeméride.

Categoria ‘Startup’ - Gil Fernandes: natural de Ribamar, em 2018 tornou-se o mais jovem ‘chef’ português num restaurante com estrela ‘Michelin’. Aos 28 anos assume a liderança da cozinha da Fortaleza do Guincho, restaurante distinguido com uma estrela ‘Michelin’ desde 2001.

Categoria ‘Turismo’ - Dino Parque da Lourinhã: em 2018 abriu o maior parque temático de dinossauros do nosso país. Com um objectivo inicial de 200 mil visitantes, no primeiro ano ultrapassou largamente este número, tendo terminado o ano com 350 mil visitas, evidenciando a sua vocação turística de âmbito regional e nacional.

A Gala das Distinções é um evento anual que visa premiar com um galardão de mérito por categorias, instituições, associações e personalidades do concelho da Lourinhã, que tiveram um desempenho relevante na comunidade durante o ano anterior. Para além de promover a excelência e a qualidade no concelho, a direcção da ADL pretende com esta iniciativa reconhecer e premiar o desempenho de entidades e personalidades que se destacaram na sua área de actividade, bem como homenagear entidades e personalidades que contribuem para o desenvolvimento do concelho da Lourinhã. A apresentação da gala esteve a cargo dos lourinhanenses Erica Cardoso e Artur Simões.

Mais informação na próxima edição em papel do ALVORADA
Texto e fotografia: Paulo Ribeiro/ALVORADA