Pesquisa   Facebook Jornal Alvorada
Login

Login na sua conta

Username *
Password *
Lembrar-me

Criar uma conta

Campos marcados com (*) são obrigatórios.
Nome *
Username *
Password *
Confirmar Password *
Email *
Confirmar email *
Captcha *
Reload Captcha

Arranca hoje na Lourinhã a oitava edição do Festival Livros a Oeste com o tema ‘Palavras que nos unem’

Livros a Oeste

Entre esta terça-feira e sábado, a Lourinhã é palco da oitava edição do Festival Livros a Oeste, que ocupa diversos espaços da vila e traz consigo dezenas de convidados para celebrar o tema ‘Palavras que nos unem’.

Como vem sendo hábito, a lista de convidados pela Câmara Municipal da Lourinhã, que organiza o certame, é extensa e variada, para serem os protagonistas das conversas, apresentações de livros e outras sessões, pensadas para o público em geral, mas também para os diferentes anos lectivos das escolas do nosso concelho: Isabel Rio Novo, Mário Zambujal, Alice Vieira, Jaime Bulhosa, António Manuel Ribeiro, Afonso Cruz, Sara Rodi, Célia Fernandes, Sónia Gomes Costa, Clara Haddad, Sérgio Godinho, Mário Augusto, Rui Zink, Ana Saragoça, Sandro William Junqueira, Richard Câmara, Nuno Duarte, Rita Alfaiate, João Manuel Ribeiro, Pedro Vieira, Jovem Conservador de Direita, Álvaro Laborinho Lúcio, António Tavares, Arlindo Oliveira; João Rasteiro, André Morgado, João Sequeira, Patrícia Portela, Regina Guimarães, João Rasteiro, Filipe Homem Fonseca, Carlos Fiolhais, Ana Cristina Silva, Faria Artur, Nuno Sampaio, Inês Sofia Miguel, Raquel Patriarca, José Viale Moutinho e Filipa Melo.

Para José Tomé, vice-presidente da Câmara Municipal e responsável pelas áreas da Educação, Cultura e Juventude, “mais uma vez reforçámos a presença de autores junto do público escolar, deixando bem claro que essa é uma das vertentes fundamentais deste projecto. Se considerarmos que este festival literário vai na oitava edição, alguns dos alunos assistiram já a sessões com autores convidados em diferentes etapas do seu percurso escolar e pessoal”.

O programa deste primeiro dia do certame é o seguinte:

10h00 - Animação de rua pela vila com Ribombar - Grupo de gaitas e percurssão.

10h30 - AMAL: inauguração de Livros a Oeste 2019 com sessão de boas vindas pelo vice-presidente José Tomé (Câmara Municipal da Lourinhã), representante da Direcção-Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas, representante do Plano Nacional Leitura e João Morales (programador do festival). Lançamento da coletânea dos Prémios 2015-2018. Entrega de Prémios Livros a Oeste 2019 que vai já na quinta edição e que distingue anualmente contos escritos por alunos do 3.º Ciclo do Ensino Básico e do Ensino Secundário dos municípios da Região Oeste (Nazaré, Alcobaça, Caldas da Rainha, Óbidos, Peniche, Bombarral, Cadaval, Lourinhã, Torres Vedras, Alenquer, Sobral de Monte Agraço e Arruda dos Vinhos. Será ainda editada uma coletânea com os contos vencedores das últimas quatro edições. O tema escolhido para a edição deste ano foi: ‘O Mundo em 2069’.

12h00 - Galeria Municipal da Lourinhã: inauguração da Exposição ‘Poeira das Estrelas’ - ilustração de Anabela Dias.

14h30 - AMAL: Ciclo de Encontros com a Literatura e com a Música ‘Poematis poetae’ pela Academia Cultural Sénior (público-alvo: Clube Idade +).

17h00 - Praça José Máximo da Costa (junto à Feira do Livro): ‘Poetic Corner’ (Cantos da Palavra).

18h30 - Biblioteca Municipal da Lourinhã: apresentação de Livro ‘O poço e a estrada’ de Isabel Rio Novo.

21h30 - Auditório do Centro Cultural Dr. Afonso Rodrigues Pereira: ‘Imaginas? Eu conto!’ com Clara Haddad.

22h15 - Auditório do Centro Cultural Dr. Afonso Rodrigues Pereira: ‘A minha vida já deu livros’ com Mário Zambujal, Alice Vieira, Jaime Bulhosa, António Manuel Ribeiro e Afonso Cruz.

O festival encerra na noite de sábado com o espetáculo ‘Conta-me histórias… com Carlão’, uma conversa concerto, inspirado no humor incisivo dos ‘late night shows’ americanos, onde dois entrevistadores, Tito Couto e Jorge Oliveira, levam a palco o músico Carlão. Com um ambiente de sala de estar recriado em palco, deambulam pela carreira de um dos vocalistas e o principal letrista da banda ‘Da Weasel’, contando histórias daquilo que não vemos. Pelo meio são interpretados vários temas do seu repertório, embora sempre com uma boa dose de imprevisibilidade à mistura.

Texto: ALVORADA