Pesquisa   Facebook Jornal Alvorada
Login

Login na sua conta

Username *
Password *
Lembrar-me

Criar uma conta

Campos marcados com (*) são obrigatórios.
Nome *
Username *
Password *
Confirmar Password *
Email *
Confirmar email *
Captcha *
Reload Captcha

Lourinhã: 8º Festival Livros a Oeste - ‘Palavras que nos unem’ entra no segundo dia

Livros a Oeste

A oitava edição do Festival Livros a Oeste entra esta segunda-feira no segundo dia, numa organização do Município da Lourinhã, destacando-se a apresentação de quatro livros com a presença dos respectivos autores, entre outras actividades:

10h00 e 11h30 - AMAL: Teatro de Sombras ‘MAGO GOMA’ - adaptação do livro homónimo de Toño Nuñez por Sombronautas e o Teatro Inefável: Público-alvo: pré-escolar, 1º ciclo - 1º e 2º anos.

10h30 - Auditório do Centro Cultural Dr. Afonso Rodrigues Pereira: apresentação de Livro ‘A Viagem de Peludim’ de Sara Rodim (texto) e Célia Fernandes (ilustração). Público-alvo: 1º ciclo (3º e 4º ano).

10h30 - Biblioteca Municipal da Lourinhã: apresentação de Livro ‘O Pavão Yoyô e o Tigre Gagá’ de Sónia Gomes Costa (texto, música, e exercícios de yoga). Público-alvo: pré-escolar.

11h30 - Auditório do Centro Cultural Dr. Afonso Rodrigues Pereira: apresentação de livro e visita à exposição ‘Poeira das Estrelas’ de Clara Haddad (texto). Público-alvo: 1º ciclo (2º ano).

14h30 - AMAL: Teatro de Sombras ‘MAGO GOMA’: adaptação do livro homónimo de

Toño Nuñez por Sombronautas e o Teatro Inefável. Público-alvo: pré-escolar, 1º Ciclo (1º e 2º anos)

17h00 - Praça José Máximo da Costa (junto à Feira do Livro): Poetic Corner (Cantos da Palavra).

18h30 - Biblioteca Municipal da Lourinhã: apresentação do livro ‘Estocolmo’ de Sérgio Godinho.

21h30 - Auditório do Centro Cultural Dr. Afonso Rodrigues Pereira: ‘Ouçamos Sophia de Mello Breyner Andresen’ por Corações em Concerto.

22h00 - Auditório do Centro Cultural Dr. Afonso Rodrigues Pereira: ‘Palavra escrita e palavra dita’ com Mário Augusto, Sérgio Godinho, Rui Zink e Ana Saragoça

Integrado nas edições de 2019 da Festa Sénior e do ‘Livros a Oeste’, o auditório da AMAL recebeu esta segunda-feira, duas peças dos grupos de teatro sénior da Associação Social, Cultural e Humanitária da Atalaia e da Academia Sénior da Lourinhã. O grupo de teatro ‘Tá Bonito Tá’, da Atalaia, reaproveitou uma peça apresentada no Natal, sobre um programa de TV ficcionado, e fez algumas alterações para se adequar ao tema do festival ‘Palavras Que Nos Unem’. Quanto à academia, apresentou a comédia ‘O Teatro dos Espelhos’.

Neste primeiro dia do certame, na Galeria Municipal da Lourinhã, foi inaugurada a exposição ‘Poeira das Estrelas’, da qual fazem parte as ilustrações do livro com o mesmo nom, desenhadas por Anabela Dias. Este livro, escrito por Clara Haddad, tem apresentação agendada para estar quarta-feira, no auditório do Centro Cultural Dr. Afonso Rodrigues Pereira. Na mostra, para além de todas as ilustrações do livro ‘Poeira das Estrelas’, estão ainda patentes alguns de outros dois: ‘O Diário das Coisas Impossíveis’ e ‘A Narradora’.

A sessão de abertura, que decorreu ontem de manhã na AMAL, contou com a intervenção de várias individualidades, como Teresa Calçada (Comissária do Plano Nacional de Leitura 2020-2027), José Manuel Cortês (director-geral do Livro e das Bibliotecas), para além de representantes da organização, José Tomé (vice-presidente da Câmara Municipal da Lourinhã) e João Morales (programador do festival). Foram ainda apresentados os vencedores do concurso de contos ‘Prémios Livros a Oeste’, ganhos por Diana de Oliveira (Escola Secundária Dr. João Manuel da Costa Delgado) e Francisco Sampaio (EB 2, 3 Dr. João das Regras). O tema deste ano foi ‘O Mundo em 2069’ e nesta edição foram ainda premiados, no ensino secundário, Inês Pereira (2º) e Beatriz Caxaria (3º), e, no 3º Ciclo, Patrícia Marques (2º) e Lana Félix (3º).

Texto: ALVORADA