Pesquisa   Facebook Jornal Alvorada

Assinatura Digital

Iniciado inventário participativo do património arqueológico do concelho da Lourinhã

Carta Arqueologica Lourinha

A primeira fase para a ‘Carta Arqueológica do Concelho da Lourinhã’ é o ponto de partida para o projecto de doutoramento do lourinhanense José Cruz. O projecto doutoral, com a duração de quatro anos (2023-2026) foi vencedor de uma candidatura a financiamento por parte da Fundação para a Ciência e a Tecnologia. Tem como instituições de acolhimento o Município da Lourinhã e a Faculdade de Belas-Artes da Universidade de Lisboa.

Os principais objectivos deste projecto que agora se inicia passam por: mapear o património arqueológico do concelho; contribuir para a gestão território, tendo em vista a salvaguarda do património; e realizar um inventário participativo do património arqueológico, recorrendo a tertúlias com a população.

A primeira sessão do inventário participativo decorreu esta sexta-feira, sexta-feira, pelas 21h00, na sede do Grupo Desportivo, Cultural e Recreativo da Zambujeira e Serra do Calvo. Esta tertúlia foi aberta a toda a população residente ou com ligações a este local, para a partilha de histórias e dados relevantes sobre o património da terra, existente ou desaparecido.

Em comunicado, o CEHL - Centro de Estudos Históricos da Lourinhã refere que a colaboração com a instituição e, ainda, e com o GEAL - Grupo de Etnologia e Arqueologia da Lourinhã e a participação da comunidade através das juntas de freguesia e restantes associações culturais e recreativas do concelho, “são fundamentais para o sucesso deste projecto que identifica o nosso património e enriquece a nossa região”.

Texto: ALVORADA