Pesquisa   Facebook Jornal Alvorada

Assinatura Digital

Moradores do concelho da Lourinhã querem gatil para acabar com animais errantes

grupoanimaiserrantes23sm

A cedência de um espaço que possa funcionar como gatil com recobro dos animais esterilizados para posteriormente serem devolvidos às colónias do concelho foi pedido à Câmara Municipal da Lourinhã na última sessão da assembleia municipal, que decorreu na passada sexta-feira no salão nobre dos Paços do Concelho.

Joana Gomes Pimenta, representante da ‘Dream’, com sede no concelho de Torres Vedras, interveio nesta sessão em representação do Núcleo da Lourinhã, referindo aos presentes que desde a constituição legal da associação animal, em 2022, a maioria dos pedidos de ajuda são da população do nosso concelho. “Estamos completamente assoberbados de pedidos de ajuda com animais errantes, neste caso felinos, e o que solicitamos é que seja implementado o programa CED com resultados. Podemos protocolar com mais clínicas veterinárias, sabemos que o Dr. Jorge Barros [veterinário municipal] faz o que pode pelos animais do concelho, mas não é suficiente, precisamos de muito mais”, afirmou.

Segundo Joana Gomes Pimenta, “aquilo que se pretende vem na sequência de um email enviado à Câmara Municipal da Lourinhã no dia 12 de Abril para dar resposta a esta problemática dos animais errantes com especial enfoque aos gatos”, disse na sessão durante o período reservado ao público. “O que também propomos a este município e que gostávamos que fosse implementado tem a ver com o programa CED - Captura, Esterilização e Devolução de gatos ao seu meio ambiente”.

Este programa foi implementado no concelho da Lourinhã desde 2020. Contudo, a representante da Animal Dream Associação considera ser insuficiente. “Neste momento já estamos a fazê-lo no concelho da Lourinhã com a ajuda do veterinário municipal, Jorge Barros, mas neste momento é claramente insuficiente aquilo que tem sido feito em relação aos gatos”.

A responsável explicou que as colónias de gatos estão completamente descontroladas no concelho da Lourinhã devido ao nascimento constante de ninhadas. “Há locais em que já se trata de um problema de saúde pública porque os animais estão doentes nas ruas, reproduzem-se, não há controlo, não há alimentação correcta destes animais”.

No final da intervenção, o presidente da Câmara Municipal da Lourinhã, João Duarte Carvalho referiu que está marcada para as 19h00 desta quinta-feira, uma reunião no edifício da autarquia para debater este assunto.

Pode ler a reportagem mais alargada na próxima edição impressa do ALVORADA.

Texto e fotografia: Sofia de Medeiros/ALVORADA