Pesquisa   Facebook Jornal Alvorada

Assinatura Digital

Alunos da Lourinhã vão representar aspiring Geoparque Oeste no concurso escolar ‘Acção Climática no Meu Geoparque’

acaoclimaticageoparque23dr

A turma do 7º A da Escola Básica Dr. João das Regras, da Lourinhã, venceu o concurso escolar, lançado em 2022 pelo aspiring Geoparque Oeste no território, intitulado ‘Acção Climática no Meu Geoparque’. Os alunos participaram nesta iniciativa com o vídeo intitulado ‘Não sejas dinossauro… no combate às Alterações Climáticas”, onde mostram como cada um pode fazer a diferença, mas também o que o território tem de melhor para nos oferecer.

Como prémio, cada aluno recebeu a 12 de Junho um kit composto por várias ofertas do Município da Lourinhã e da empresa ‘Experience Sport’, parceiro do aspiring Geoparque Oeste que contribuiu com um pacote de actividades para cada aluno usufruir no seu espaço, o ‘Vimeiro Club Aventura’.

Os estudantes vencedores irão agora representar o território do aspiring Geoparque Oeste, em Novembro, numa actividade nacional de dois dias, que decorrerá no Naturtejo Geoparque Mundial da UNESCO.

Esta acção, de âmbito nacional, tem como principais objectivos contribuir para a reflexão crítica sobre as alterações climáticas, os desafios que estas impõem e possíveis soluções para contrariar os seus efeitos e estimular o cumprimento dos Objectivos da Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável, em particular o ODS 13, através da apresentação de trabalhos desenvolvidos pelos alunos.

Pretende também sensibilizar os jovens para a importância das geociências na procura de soluções para melhorar o ambiente em que vivemos bem como fomentar a participação activa dos mesmos na tomada de decisões fundamentadas, numa sociedade democrática, face aos efeitos das actividades humanas sobre o ambiente e promover uma Educação para o Desenvolvimento Sustentável e uma cidadania ambiental dos jovens através da autoconsciência e da autocrítica.

O aspiring Geoparque Oeste, no âmbito da Rede de Geoparques Portugueses, integra o projecto nacional ‘Biénio para Acção Climática’, que pretende ser um veículo de divulgação, debate e promoção dos Geoparques Mundiais da UNESCO e aspirantes enquanto territórios com potencial para se tornarem referências para o estudo do clima e das alterações climáticas, assim como para a definição de estratégias para reduzir e melhor responder aos seus impactos.

Texto: ALVORADA
Fotografia: Direitos Reservados