Pesquisa   Facebook Jornal Alvorada

Assinatura Digital

JSD da Lourinhã e JSD de Peniche unem-se pela defesa do ambiente nos dois concelhos

accaolimpezajsdjun23dr

Um protocolo de cooperação pela defesa ambiental e costeira foi assinado, a 18 de Junho, pelos presidentes das Comissões Políticas da Juventude Social Democrata (JSD) da Lourinhã e de Peniche, Bernardo Curto e Cristina Pereira, respectivamente, com a missão de criar um compromisso de preocupação ambiental e ecológica nas estruturas concelhias destes dois concelhos.

Ambas comprometem-se, entre outras, a promover campanhas de sensibilização para a protecção do meio ambiente e da importância da preservação da vida marítima, assim como a dinamizar acções que visem a recolha e a reciclagem de resíduos urbanos e, ainda, a apresentar propostas com vista à diminuição da poluição automóvel, sem comprometer a mobilidade nos concelhos.

Segundo refere a JSD da Lourinhã num comunicado enviado ao ALVORADA, este protocolo de cooperação inter-concelhias surge pelo facto de, em 2022, o concelho da Lourinhã ter perdido a distinção ‘Zero Poluição’ anteriormente atribuída às praias da Peralta e Valmitão, “uma vez que foi detectada contaminação microbiológica nas análises efectuadas às águas da região”.

Também no concelho de Peniche que, em 2021 contava com três praias ‘Zero Poluição’, “apenas garantiu esta classificação” nas praias de Baleal Sul e Baleal Campismo, tendo saído da lista a praia do Baleal Norte.

No mesmo comunicado, a estrutura adianta que sendo um assunto que diz respeito a todos, “a JSD tem assumido a promoção de políticas ambientais e sustentáveis” como uma das suas prioridades, “tornando-se assim a união de esforços essencial para este combate, uma vez que a poluição não conhece fronteiras”.

Neste âmbito, no passado domingo, realizou-se a primeira acção de limpeza das praias da Areia Branca e São Bernardino, “de forma a contribuirmos para uma região mais limpa” e “sensibilizarmos a população” para a importância de adoptar um comportamento mais consciente dos resíduos que consome. “Apenas podemos lamentar que, com o início da época balnear, até à data, não tenha havido uma preocupação acrescida com a limpeza da nossa costa”, conclui.

Texto: ALVORADA
Fotografia: Direitos Reservados