Pesquisa   Facebook Jornal Alvorada

Assinatura Digital

Recriação Histórica da Batalha do Vimeiro & Mercado Oitocentista encerra ao fim do dia

Mercado Oitocentista Vimeiro 2023

Chega este domingo ao fim a Recriação Histórica da Batalha do Vimeiro & Mercado Oitocentista, tendo este ano o evento temático o nome ‘Da Guerra para a Paz’. O programa deste domingo teve início às 10h00 com o hastear das bandeiras junto ao monumento comemorativo da batalha, seguindo-se meia hora depois a abertura do mercado oitocentista, sendo que o ponto alto está marcado para as 11h00 com a recriação histórica da batalha, que inclui escaramuças pelas ruas do Vimeiro, e o Assalto à Igreja, pelas 11h30. No CIBV decorre a actividade ‘Contos com Magia - O Preço da Paz’. Nesta actividade o foco serão as histórias de cooperação e entreajuda, explicando-se quais os perigos da guerra, os caminhos que levam ao confronto e como evitá-lo. Para as 12h30 está agendada a cerimónia de despedida dos grupos de recriadores - cerca de 200 nacionais e estrangeiros - junto ao monumento da batalha.

Entre as 14h30 e as 18h00, a Associação de Jogos de Simulação de Portugal dinamiza a atividade ‘Simulações de Táticas e de Combates Napoleónicos’, decorrendo também neste espaço temporal o Workshop de Pintura de Miniaturas Napoleónicas na Loja das Linhas de Torres, ambas no CIBV. Pelas 15h30 começam as Lições Sobre a Vida Militar no Acampamento Militar e pelas 16h00 a Oficina ‘Semear a Paz em Campos de Guerra’ no CIBV, em que “a bondade e entreajuda ganham asas”. A actividade a realizar incentiva todos os participantes a decorarem o seu vaso biodegradável com tintas naturais e semearem e cuidarem da paz, que, simbolicamente, estará representada por uma semente de girassol. Pelas 16h30, haverá um concerto com o grupo Adufe e Alguidar e o Coro Municipal da Lourinhã, no Palco Wellington. O grupo Adufe e Alguidar é constituído por sete vozes femininas, que dão corpo a um projecto de canto e percussão, que atravessa simbologias e tradições com ritmos de adufe e outros. Está também agendado para as 18h00, no auditório do CIBV, o visionamento do documentário ‘The Making ok Wellington: The Battle of Vimeiro’ com Mike Loades - History Hit. O evento termina pelas 20h30, depois da Cerimónia do Arriar das Bandeiras, seguida de uma salva de mosquete.

O Mercado Oitocentista regressa este ano aos moldes habituais e decorre junto ao CIBV, recriando o ambiente social e militar da época das Invasões Francesas, contando com a presença dos animadores Tânia Safaneta, Dinis Binnema, Companhia Jenus e Gaiteiros da Freiria. Este ano há 18 espaços de alimentação e/ou bebidas e 29 espaços de artesanato. A organização do evento pertence ao Município da Lourinhã, Junta de Freguesia do Vimeiro, Associação para a Memória da Batalha do Vimeiro, Centro de Interpretação da Batalha do Vimeiro e Associação Napoleónica Portuguesa. O evento procura evidenciar a importância de conhecer a história para construir o caminho para a paz e cooperação, com a presença de recriadores históricos de nações outrora beligerantes, hoje reunidos sob o signo da paz e da partilha cultural.

Texto: ALVORADA
Fotografia: Sofia de Medeiros/ALVORADA