Pesquisa   Facebook Jornal Alvorada

Assinatura Digital

Dino Parque da Lourinhã recebe fósseis do mais antigo dinossauro da Europa com 200 milhões de anos

Plateosaurus Bergen

O Dino Parque da Lourinhã vai acolher o mais antigo dinossauro da Europa e um dos mais antigos, o que sucede pela primeira vez em Portugal. Trata-se de uma coleção de mais de uma centena de fósseis originais de Plateosaurus, que vão estar pela primeira vez em território nacional, provenientes da Suíça, para serem estudados e preparados no laboratório do parque temático lourinhanense localizado no Pinhal Municipal dos Camarnais.

Em comunicado enviado ao ALVORADA, o Dino Parque informa que os visitantes poderão acompanhar esse trabalho científico em tempo real. “Será uma rara, mas também extraordinária oportunidade de compreender a vida e o tempo destes dinossauros”, afiança a instituição.

O Plateosaurus é um dos primeiros dinossauros da Europa, com mais de 200 milhões de anos, e que viveu no período Triássico na Europa Central, Alemanha e Suíça. Considerado um antepassado dos saurópodes, os dinossauros gigantes de cauda e pescoço compridos, que aparecem mais tarde, no Jurássico, e cujos fósseis são tão abundantes no concelho da Lourinhã. O Plateosaurus tinha um tamanho que variava entre os cinco e os oito metros com exemplares maiores que poderiam atingir os 10 metros.

“A vinda destes fósseis para o Dino Parque da Lourinhã é a prova da crescente aplicação de recursos financeiros e humanos da parte do parque, um contributo importante para o desenvolvimento e a afirmação da ciência, em concreto da paleontologia portuguesa no mundo”, sublinha o Dino Parque. Segundo Simão Mateus, diretor científico, “este é um projeto que traz a Portugal fósseis únicos e esperamos contar com os nossos voluntários e alunos de mestrado. Queremos que a comunidade nos ajude a preparar os fósseis, a montá-los numa exposição e, ainda, contribuir para fazer novas formas de Paleoarte”.

O laboratório do Dino Parque permite que os visitantes possam ver o trabalho dos paleontólogos ao vivo, no local onde estes são preparados e estudados. Este processo de investigação deverá demorar até dois anos para dar resultados, altura em que será montada uma exposição inédita destes fósseis em Portugal.

O Dino Parque Lourinhã, fruto do seu trabalho no âmbito da paleontologia, tem desenvolvido projetos de colaboração com várias instituições nacionais e internacionais, desde museus, parques de dinossauros estrangeiros e universidades. Neste projeto específico estarão representados Frick Saurier Museum (Suiça), o Dino Park Münchehagen (Alemanha), o GEAL -Museu da Lourinhã, a Universidade Nova de Lisboa e a Universidade de Aveiro.

O Dino Parque da Lourinhã já recebeu 1.150.000 visitantes desde a sua Abertura, estando aberto ao público das 10h00 às 19h00, sendo a última entrada até às 17h30. Mais informações podem ser encontradas no site www.dinoparque.pt ou obtidas através do email Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar. ou do contacto telefónico 261 243 160. Sendo a maior exposição temática ao ar livre da Europa, com 10 hectares, o Dino Parque Lourinhã é composto por seis percursos diferentes que permitem aos visitantes observar quase 200 modelos de espécies de dinossauros à escala real, bem como animais que habitaram o Planeta Terra há 450 milhões de anos. Reconhecido com diferentes prémios, entre eles o Prémio 5 Estrelas Regiões na categoria Parques Temáticos pelo quinto ano consecutivo, e a distinção dos Travellers Choice Awards da Trip Advisor pelo terceiro ano consecutivo, foi finalista do Prémio Nacional de Turismo (PNT) em 2022, na categoria Turismo Sustentável, e recentemente vencedor do Prémio Melhor Parque Temático 2022 na primeir edição dos Odisseias Awards.

Inaugurado em fevereiro de 2018, o Parque dos Dinossauros da Lourinhã é o maior museu ao ar livre do nosso país e da Europa, tanto em área expositiva, como em dimensão. Com quase 200 modelos de animais à escala real, o Dino Parque proporciona uma verdadeira viagem de milhões de anos através de seis percursos distintos: Paleozoico e Triásico, Jurássico, Cretácico, Monstros Marinhos e Idade do Gelo.

O Dino Parque é propriedade da PDL, que também assegura a sua gestão, tendo parcerias com o Município da Lourinhã e com o GEAL – Grupo de Etnologia e Arqueologia da Lourinhã, entidade responsável pela coleção apresentada no espaço museológico, com espólio do Museu da Lourinhã, onde se podem conhecer os achados de dinossauros provenientes da região e um laboratório que permite aos visitantes observar a preparação de fósseis.

Texto: ALVORADA com comunicado do DPL.