Pesquisa   Facebook Jornal Alvorada

Assinatura Digital

Lourambi decreta ‘guerra’ às beatas de cigarro em nome do ambiente

Lourinha sem beatas

‘Lourinhã sem beatas’ é o nome da mais recente campanha desenvolvida pela Lourambi - Associação para a Defesa do Ambiente do Concelho da Lourinhã, acompanhada pelo mote 'a beata é tua, mas o chão e o ambiente é de todos!'. Esta iniciativa tem como principal objectivo informar, sensibilizar e contribuir “para terminar com este flagelo”, justifica a instituição. Para o efeito lançou os seus próprios eco cinzeiros pessoais de bolso, ecológicos, feitos de canas e rolhas reutilizadas.

Segundo Mafalda de Taborda Lourenço, presidente da direcção da associação ambientalista, “na Lourinhã o fenómeno de deitar beatas ao chão é infelizmente bem visível, sendo este o resíduo mais presente nas limpezas de praias e acções de monitorização ambiental levadas a cabo pela Lourambi”.

Ainda segundo a presidente da Lourambi, “pretendemos com esta nova iniciativa informar os lourinhanenses e sensibilizar as autoridades locais para a ameaça real à saúde e futuro do nosso oceano e ecosistema, pois ainda que deitar beatas para o chão já seja punida com coima de 25 a 250 euros, verifica-se que tal prática é ainda assumida como inofensiva e não perigosa para o ambiente, faltando qualquer fiscalização/punição e o cuidado de assegurar cinzeiros e a limpeza dos locais, sobretudo os mais sensíveis e próximos dos colectores e das praias”.

Daí que, pelo perigo real que tal situação representa, importa também envolver a comunidade lourinhanense nesta luta, apelando a que mais pessoas defendam o ambiente na Lourinhã, pelo que a Lourambi lançou também a iniciativa ‘Caça às beatas’, que pretende promover acções de eco cidadania com oferta de recompensa por cada garrafão de cinco litros de beatas recolhidas. Todos os interessados deverão registar-se como ‘caçadores’ de beatas junto da Lourambi, registar as actividades desenvolvidas, fotografar os locais antes e após as limpezas e divulgar as acções nas redes sociais, identificado a Lourambi, de forma a terem direito à oferta de um ‘kit’ de ‘merchandising’ oficial Lourambi, que inclui uma ‘t-shirt’, boné e eco-cinzeiro.

Texto: ALVORADA com comunicado da Lourambi