Pesquisa   Facebook Jornal Alvorada
Login

Login na sua conta

Username *
Password *
Lembrar-me

Criar uma conta

Campos marcados com (*) são obrigatórios.
Nome *
Username *
Password *
Confirmar Password *
Email *
Confirmar email *
Captcha *
Reload Captcha

Ministra da Saúde no Bombarral este sábado para inaugurar o ‘Fórum Saúde’

Marta Temido

A primeira edição do ‘Fórum Saúde’, promovido pelo Município do Bombarral, vai contar este sábado, na sessão de abertura, com a presença da ministra da Saúde, Marta Temido. A governante aceitou o convite da edilidade bombarralense para participar na cerimónia, agendada para as 9h30 no Largo da Igreja, numa tenda gigante montada propositadamente para o a realização do evento e que tem como tema central, ao longo de três dias, a ‘Saúde Para Todos/as’. A responsável do Ministério da Saúde não participará, contudo, no debate sobre o futuro Hospital do Oeste, que terá início pelas 11h00 no mesmo espaço. Nesta sessão estão agendadas as intervenções de Miguel Carpinteiro (vogal-executivo do Conselho de Administração do Centro Hospitalar de Setúbal), Nelson Baltazar (assessor do Conselho de Administração do Centro Hospitalar Universitário de Lisboa Norte) e Ricardo Fernandes, presidente da Câmara Municipal do Bombarral.

Neste dia, o programa conta também, logo após a cerimónia de abertura, com o ‘Workshop Smile Dance’, dinamizado por Fátima Neves, enfermeira especialista em Enfermagem Comunitária da Unida de Saúde Pública Zé Povinho do Agrupamento de Centros de Saúde Oeste Norte. A partir das 14h30 horas terá lugar o fórum de discussão sobre o tema do dia, que contará com as intervenções de Cristina Teotónio (Direcção do Serviço de Urgência Médico-Cirúrgica da Unidade de Caldas da Rainha do Centro Hospitalar do Oeste), de Daniel Soares (médico-pediatra do Centro Hospitalar do Oeste) e de Fernando Mesquita (psicólogo e sexólogo). A finalizar, pelas 17h00, decorrerá o ‘Workshop Marmita Saudável’, dinamizado pela nutricionista Ana Cristina Pires.

No domingo, o ‘Fórum Saúde’ terá como o tema ‘As famílias crescem’ e vai começar com a caminhada ‘Bombarral Mais Saudável’, promovida pelo Rotary Club do Bombarral, a partir das 9h00. Pelas 10h30 terá lugar o ‘Workshop Arte-Terapia’ dinamizado por Célia Paulo (arte-terapeuta da SPAT - Sociedade Portuguesa de Arte-Terapia) e Sónia Daniel (arte-terapeuta e psicoterapeuta da SPAT), seguindo-se, uma hora depois, o ‘Workshop Comida Saudável’ promovido pela ‘blogger’ e ‘health coach’ Ana Gomes. No período da tarde, a partir das 14h30 horas, terá lugar o fórum de discussão sobre o tema do dia, que contará com as intervenções de Ana Cláudia Mirrado (psicóloga educacional e coordenadora do projetco Rotas do Bairro E7G), de Constança Cordeiro Ferreira (terapeuta de bebés do Centro do Bebé), de Marta Alves (enfermeira-especialista em Saúde Materna e Obstetrícia) e de Rodrigo Mata (médico-interno de Ginecologia e Obstetrícia). O programa encerra pelas 17h00 com o ‘Workshop Amigo Especial’ dinamizado por Fátima Pais (médica de saúde pública e terapeuta familiar no ACES Oeste/Norte).

A primeira edição do ‘Fórum Saúde’ começa, no entanto, na sexta-feira, com a realização do VII Congresso do Envelhecimento Activo - Saúde, Bem-estar e Estilos de Vida, iniciativa inserida na programação do projecto intermunicipal ‘Festa Sénior’. No período entre as 10h00 e as 11h00, o fórum de discussão será subordinado aos ‘Desafios na Terceira Idade, contando com as intervenções de Mariana Mateus (fisioterapeuta na Clínica NeuroSer) que irá falar sobre ‘Envelhecimento e Demências’ e de Luísa Lopes (investigadora no Instituto de Medicina Molecular) que tem a intervenção ‘O que acontece ao cérebro à medida que envelhecemos’. Entre as 11h15 e as 13h00 horas, o segundo fórum será subordinado ao tema ‘Envelhecimento Activo e Saúde’, que contará com a participação de Luís Mata (médico-dentista na Clínica da Mata) que abordará o tema ‘Geriatria - Implicações da saúde oral na saúde geral’, e de Claudino Nunes (professor de Educação Física) que apresentará o tema ‘Desporto e Envelhecimento: boas práticas’.

No período da tarde, após um momento de animação, que acontecerá entre 14h30 e as 14h45, o terceiro fórum de discussão tem como tema ‘Envelhecimento e bem-estar’, com as intervenções de Liliana Patrício (‘coach’ de Psicologia Positiva) sobre ‘Psicologia Positiva e Terceira Idade’, e Fátima Neves (enfermeira-especialista em Enfermagem Comunitária da Unidade de Saúde Pública Zé Povinho do ACES Oeste Norte) que irá abordar ‘A sexualidade não tem idade’. O último fórum de discussão do dia, com início pelas 16h00, terá como tema ‘O papel dos/as cuidadores/as na promoção do bem-estar’, cabendo a Fernanda Viola e Mónica Conde, (enfermeiras-especialistas em Saúde Mental da Unidade de Cuidados na Comunidade Bombarral/Peniche) falar sobre ‘O papel dos/as cuidadores/as’, enquanto Miguel Miguel (enfermeiro-chefe da Santa Casa da Misericórdia do Bombarral) irá abordar ‘Cuidados Continuados: a sua importância na comunidade’.

Texto: ALVORADA
Fotografia: Paulo Ribeiro/ALVORADA (arquivo)