Pesquisa   Facebook Jornal Alvorada
Login

Login na sua conta

Username *
Password *
Lembrar-me

Criar uma conta

Campos marcados com (*) são obrigatórios.
Nome *
Username *
Password *
Confirmar Password *
Email *
Confirmar email *
Captcha *
Reload Captcha

OesteCIM celebra Dia Nacional do Sapador Florestal com a realização de seminário regional

sapadores florestais 1

O secretário de Estado das Florestas e do Desenvolvimento Rural, Miguel João de Freitas, vai presidir à sessão de abertura seminário de celebração do Dia Nacional do Sapador Florestal que a OesteCIM - Comunidade Intermunicipal do Oeste vai organizar na próxima terça-feira nas Caldas da Rainha. Trata-se de uma iniciativa desenvolvida no âmbito da candidatura desta instituição intermunicipal ao ‘Apoio ao funcionamento das equipas de sapadores florestais 2019/2020’, financiado pelo Fundo Florestal Permanente.

Este evento vai ainda contar com a presença de palestrantes de diversas entidades com responsabilidade no sector, cujo testemunho, segundo a organização, “irá contribuir para partilha de conhecimentos e experiências, fomentando a discussão e autorreflexão, tendo em consideração as recentes alterações da Estratégia Nacional das Florestas e a importância dos Sapadores Florestais na preservação da floresta nacional”. As inscrições gratuitas para a participação neste evento são gratuitas, sujeitas a confirmação e limitadas à capacidade da sala, o auditório da sede da OesteCIM.

O programa deste seminário tem início agendado para as 9h30, com a recepção dos participantes, seguindo-se a sessão de abertura pelas 10h00. Às 10h30 será apresentado ‘O Programa dos Sapadores Florestais’ por um responsável do ICNF - Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas, seguindo-se, pela ANPC - Autoridade Nacional de Protecção Civil, a comunicação ‘Organização Inicial do Teatro de Operações’, e pela AGIF - Agência para a Gestão Integrada de Fogos Rurais, a comunicação ‘A contribuição dos sapadores florestais’. Antes do encerramento, agendado para as 13h00, há ainda espaço para a intervenção da APFCAN - Associação dos Produtores Florestais dos Concelhos de Alcobaça e Nazaré com o tema 'Os sapadores florestais nas associações'.

Recorde-se que a partir deste Verão vão estar operacionais três equipas de sapadores florestais para ajudar na prevenção de incêndios na região Oeste. Cada equipa vai ter à sua disposição um veículo com material de primeira intervenção no combate a incêndios, equipamento de protecção individual e maquinaria para ações de limpeza. Este serviço resulta de uma candidatura aprovada que foi apresentada pela OesteCIM - Comunidade Intermunicipal do Oeste ao Programa de Sapadores Florestais, do Ministério da Agricultura, ao abrigo da qual vai receber um financiamento de 120 mil euros. Torres Vedras era, até agora, o único município da região a dispor de sapadores florestais. Os 12 municípios decidiram contratar 15 sapadores florestais e um técnico superior com formação em fogo controlado. Por decisão do Conselho Intermunicipal da OesteCIM, a Brigada de Sapadores Florestais está sediada na Usseira, no concelho de Óbidos, mas vão trabalhar nos 12 concelhos da região.

Notícia actualizada às 22h10.
Texto: ALVORADA
Fotografia: Direitos Reservados