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Administração Eleitoral lançou Portal do Eleitor 2.0

MAI

O Ministério da Administração Interna, através da Administração Eleitoral-Secretaria Geral do Ministério da Administração Interna (AE-SGMAI), lançou a versão 2.0 do Portal do Eleitor, disponível em https://www.portaldoeleitor.pt. Em comunicado enviado ALVORADA, o MAI informa que o novo Portal do Eleitor, cuja versão anterior tinha sido criada em 2008, passa a concentrar toda a informação e os serviços disponibilizados aos cidadãos no âmbito do Recenseamento e da Administração Eleitoral.

Os serviços disponíveis ao cidadão no Portal euEleitor passam agora a ser uma área reservada no novo Portal do Eleitor. Nessa área reservada do Portal do Eleitor há várias funcionalidades, que permitem, nomeadamente: consultar os dados pessoais que constam no Cartão de Cidadão; consultar a informação que consta na sua inscrição no Recenseamento Eleitoral, podendo em caso de erro solicitar a sua correcção à AE-SGMAI; alterar a morada de residência associada ao Cartão de Cidadão, através de serviço on-line disponibilizado em www.eportugal.gov.pt. O pedido de alteração, depois de confirmado, é transmitido a todas as entidades envolvidas - englobando a Autoridade Tributária, a Segurança Social e o SNS, além do Recenseamento Eleitoral - durante o ciclo de vida do Cartão de Cidadão; obter a Certidão de Eleitor Electrónica; efectuar o cancelamento ou a inscrição no Recenseamento Eleitoral, para os eleitores residentes no estrangeiro (o recenseamento é voluntário no estrangeiro); contactar a Administração Eleitoral, através de formulário pré-preenchido com os seus dados de contacto; aderir à Bolsa de Agentes Eleitorais do seu Município (apenas para cidadãos com residência em Território Nacional); consultar as notificações mensais enviadas pela AE-SGMAI, no âmbito do recenseamento eleitoral e das cartas contendo o material eleitoral para votar por via postal nas eleições legislativas.