Pesquisa   Facebook Jornal Alvorada

Assinatura Digital

IPMA desenvolve campanha de investigação com plano de amostragem a estações de arrasto de fundo

Campanha demersal ipma

A campanha de investigação Demersal 'Outono2023' decorre a bordo do navio de investigação do IPMA 'Mário Ruivo' entre 23 de Novembro e 20 de Dezembro. A campanha realiza-se anualmente no último trimestre do ano, com uma duração de 30 dias, cobrindo a plataforma continental de Portugal e seguindo um plano de amostragem com 96 estações de arrasto de fundo.

Em comunicado, o IPMA informa que esta campanha destina-se a monitorizar os recursos da pesca disponíveis ao arrasto de fundo, para que se possa estimar a abundância, a distribuição espacial e a estrutura por comprimento das populações de várias espécies de interesse comercial, bem como a biodiversidade dos ecossistemas. Adicionalmente, são recolhidas informações que visam a monitorização do Bom Estado ambiental do ecossistema da plataforma continental de Portugal, no âmbito da Diretiva Quadro da Estratégia Marinha (DQEM).

A campanha é suportada pelo Programa Nacional de Amostragem Biológica (PNAB), que é responsabilidade da Divisão de Modelação e Gestão dos Recursos da Pesca (DivRP) do IPMA. O PNAB integra o Quadro de Recolha de Dados da União Europeia, no âmbito da Política Comum de Pescas. A campanha segue metodologias aceites internacionalmente no âmbito do IBTS ('International Bottom Trawl Survey Working Group', Grupo de Trabalho para as Campanhas Internacionais de Arrasto de Fundo) do ICES ('International Council for the Exploration of the Sea'/Conselho Internacional de Exploração do Mar), com a designação oficial de Campanha PT-IBTS Q4.

Texto: ALVORADA com comunicado do IPMA
Fotografia: IPMA