Pesquisa   Facebook Jornal Alvorada

Assinatura Digital

Chuva, neve, vento e agitação marítima em Portugal continental

IPMA logo 2

Nos próximos dias, o estado do tempo em Portugal continental será condicionado por uma depressão complexa centrada a noroeste da Península Ibérica, e pelos sistemas frontais associados aos vários núcleos desta depressão.

De acordo com um comunicado do IPMA - Instituto Português do Mar e da Atmosfera, até domingo estão previstos períodos de chuva ou aguaceiros, que irão variar em frequência e intensidade ao longo deste período, podendo ser de granizo e acompanhados de trovoada, sendo nas tardes desta sexta-feira e sábado, os períodos em que se espera que a precipitação seja por vezes forte, em especial nas regiões Norte e Centro.

O vento também soprará por vezes forte, em especial no litoral e nas terras altas, com maior incidência na sexta e sábado, onde as rajadas serão da ordem dos 80 km/h no litoral e dos 95 km/h nas terras altas. No domingo, apesar da situação meteorológica se manter, prevê-se que os aguaceiros diminuam gradualmente de intensidade e frequência a partir da tarde, e que o vento também diminua de intensidade, já não se esperando a ocorrência de rajadas durante a tarde.

Salienta-se igualmente a agitação marítima forte, em especial na costa ocidental, com ondas entre 5 a 6 metros de altura significativa, podendo no sábado, superar os 7 metros a norte do Cabo Raso. A queda de neve será significativa nas terras altas do Norte e Centro, com a cota em 800/1000 metros de altitude a partir da tarde de hoje, e mantendo-se até ao início da manhã de domingo, apenas com uma subida temporária para os 1400/1600 metros no final da tarde de sexta. As acumulações de neve no solo poderão, em determinados momentos, superar os 20 cm a cotas superiores a 1000 metros de altitude, sendo que nos pontos mais altos da Serra da Estrela poderá acumular cerca de 1 metro de neve no final do período.

Tendo em conta a situação meteorológica, ainda segundo o IPMA, há que considerar que a previsão pode sofrer algum ajuste, uma vez que basta uma pequena alteração no movimento esperado na depressão para que ocorra uma alteração na previsão emitida. No entanto, estão já emitidos avisos meteorológicos para os próximos dias, pelo que o IPMA aconselha o acompanhamento das atualizações dos mesmos.

Texto: ALVORADA com comunicado do IPMA