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Problema técnico impediu validação de faturas de 2020 no Portal das Finanças

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Um problema técnico no portal ‘e-fatura’ impediu temporariamente a validação pelos consumidores das faturas relativas a 2020, mas foi, entretanto, resolvido e é possível fazê-lo até 25 de Fevereiro, disse à Lusa o Ministério das Finanças.

A agência Lusa constatou ao início da manhã de hoje não ser possível validar ‘online’ as faturas relativas ao ano passado, surgindo a mensagem “Já não é possível completar a informação das faturas relativas a 2020”, apesar de o prazo limite para o efeito ainda não ter terminado. Segundo fonte oficial do Ministério das Finanças, tratou-se de um “problema técnico” relacionado com a mudança de ano, que foi detectado na noite passada e resolvido durante a manhã de hoje.

O prazo para validar as faturas no Portal das Finanças, para efeitos de dedução no IRS, decorre até à data limite de 25 de Fevereiro.

"O valor das deduções à colevcta é apurado pela Autoridade Tributária e Aduaneira com base nas faturas que lhe forem comunicadas, por via electrónica, até ao dia 25 de Fevereiro do ano seguinte ao da sua emissão, relativamente a cada adquirente nelas identificado", lê-se no artigo 78.º-B, n.º 5, do Código do Impostos sobre o Rendimento das Pessoas Singulares (CIRS).

Texto: ALVORADA com agência Lusa
Fotografia: Paulo Ribeiro/ALVORADA