Pesquisa   Facebook Jornal Alvorada

Assinatura Digital

Bombeiros Voluntários da Lourinhã participam no maior exercício de sempre de Protecção Civil em Portugal

European Civil Protection

Os Bombeiros Voluntários da Lourinhã vão participar no ‘Cascade’19’ - Exercício Europeu de Protecção Civil que vai decorrer entre 28 de Maio e 1 de Junho em 20 localidades e abrangendo mais de 60 cenários distintos nos distritos de Aveiro, Évora, Lisboa e Setúbal. Entre as corporações do distrito lisboeta convocadas para participar neste exercício figuram ainda Arruda dos Vinhos, Torres Vedras, Alenquer e Merceana, Sapadores Bombeiros de Lisboa.

Aquele que será o maior exercício de protecção civil de sempre em território nacional tem a organização da ANEPC - Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil, contando com a colaboração da Direcção-Geral da Autoridade Marítima e é cofinanciado pela União Europeia, que irá mobilizar mais de 600 operacionais, de entre os quais equipas de cinco países europeus: Alemanha, Bélgica, Croácia, Espanha e França.

Condições meteorológicas adversas, como precipitação muito intensa no distrito de Aveiro, e um evento sísmico que afectará os distritos de Évora, Lisboa e Setúbal, vão desencadear uma série de ocorrências em cascata, como cheias, poluição marítima, ruturas de barragens, acidentes químicos, colapso de estruturas, acidentes ferroviários e rodoviários, e incêndios urbanos, cujas consequências serão danos materiais avultados e um número significativo de vítimas mortais.

Segundo um comunicado da ANEPC, o ‘Cascade’19’ visa treinar a resposta internacional na sequência do acionamento do Mecanismo de Protecção Civil da União Europeia e, simultaneamente, a resposta interna a emergências de elevada complexidade. “Será objecto de avaliação por parte de um conjunto de observadores e avaliadores, nacionais e estrangeiros, de forma a prosseguir o seu objectivo último, o de identificar quer boas práticas quer falhas e constrangimentos, e melhorar aos diversos níveis os processos de gestão das emergências”, destaca a ANEPC.

A Conferência Final de Planeamento, com a participação de dezenas de entidades nacionais e das equipas estrangeiras, realiza-se esta terça-feira em Ílhavo, no Auditório do Museu Marítimo, seguindo-se uma visita a alguns dos cenários no distrito de Aveiro.

O ‘Cascade’19’ tem um ‘website’ dedicado em www.cascade2019.pt que disponibiliza informação sobre o planeamento de uma operação com estas dimensões. O detalhe sobre os cenários está, no entanto, reservado até ao início do exercício, de forma a produzir uma reacção o mais próxima possível da realidade por parte de todos os participantes. Para o distrito de Lisboa estão previstas várias acções, a 28 de Maio, que envolverão simulacros de acidente rodoviário, incêndio urbano, acidente químico, poluição marítima, ruptura de barragem, colapso de estruturas, acidente ferroviário e cheias - 28 de Maio.

Texto: ALVORADA
Fotografia: Paulo Ribeiro/ALVORADA (arquivo)