Pesquisa   Facebook Jornal Alvorada
Login

Login na sua conta

Username *
Password *
Lembrar-me

Criar uma conta

Campos marcados com (*) são obrigatórios.
Nome *
Username *
Password *
Confirmar Password *
Email *
Confirmar email *
Captcha *
Reload Captcha

Turismo do Centro homenageou Vasco D’Avillez pelo desempenho na Comissão Vitivinícola da Região de Lisboa

Vasco d Avillez Turismo do Centro

O Turismo do Centro homenageou em Castelo Branco personalidades e instituições que têm contribuído para "o desenvolvimento e notoriedade" do turismo na região, oferecendo-lhes uma peça em vidro, produzida manualmente na Marinha Grande. Entre os homenageados está Vasco D’Avillez, enquanto ex-presidente da Comissão Vitivinícola da Região de Lisboa, o organismo com sede em Torres Vedras responsável pela certificação dos vinhos e aguardentes da nossa região. Recorde-se que em Dezembro de 2015 foi condecorado com a Comenda da Ordem do Mérito Agrícola pelo Presidente da República e, em 2016, foi eleito a Personalidade do Ano pela Associação dos Municípios Portugueses com Vinho.

A homenagem e entrega dos galardões decorreu durante o jantar oficial do 6.º Fórum de Turismo Interno ‘Vê Portugal’, que encerra esta quarta-feira na cidade da Beira Baixa. O artista plástico Manuel Cargaleiro, que trabalhou com a pintora Maria Helena Vieira da Silva, foi um dos homenageados, sendo o galardão recebido por Cláudia Baltazar, do Museu Cargaleiro de Castelo Branco. Foi ainda distinguida a Associação das Termas de Portugal, que esteve representada pelo seu presidente, Vítor Leal.

Durante o jantar foram igualmente entregues os prémios do Concurso de Empreendedorismo Turístico ‘José Manuel Alves’, instituídos pelo Turismo Centro de Portugal, e que visam apoiar projectos inovadores no sector do turismo com implementação na região centro. Os prémios recebem o nome do ex-presidente da Região de Turismo do Centro, numa homenagem ao homem que esteve na génese da criação do gabinete de apoio ao investimento turístico na região. O primeiro lugar foi para ‘Zipline Nazaré/Ocean Zipline’ (Geração GIVE), o segundo foi atribuído ‘Abrigo do Queijo Serra da Estrela DOP’, enquanto que em terceiro classificado ficou ‘Gravity F’. Nesta quarta edição foram apresentadas 63 candidaturas, mais 10 do que em 2018.

Uma tese de mestrado e outra de doutoramento foram também distinguidas, no âmbito do Concurso de Teses Académicas, criado pelo Turismo Centro de Portugal, com o valorizar o conhecimento gerado no seio da comunidade científica sobre a actividade turística. Este Concurso de Teses Académicas - de mestrado e de doutoramento - tem o objectivo de valorizar o conhecimento gerado no seio da comunidade científica sobre a actividade turística e de o aproximar das empresas do sector do turismo e de todos os interessados em desenvolver projectos de empreendedorismo turístico. Este ano, a terceira edição do concurso recebeu 20 candidaturas nas suas duas vertentes, mais quatro do que no ano anterior. O júri final distinguiu as seguintes teses: Tese de Doutoramento - ‘A Satisfação Turística: Uma Análise aos Turistas Estrangeiros que Visitam os Centros Históricos em Portugal’ (Ana Sofia Duque); Tese de Mestrado - ‘Turismo Acessível: A Importância da Formação na Alteração das Atitudes’ (Nuno Cunha Leal).

O Turismo Centro de Portugal abrange 100 concelhos, entre os quais os 12 concelhos do Oeste que integram a OesteCIM - Comunidade Intermunicipal do Oeste.

Texto: ALVORADA com agência Lusa
Fotografia: Turismo Centro de Portugal