Pesquisa   Facebook Jornal Alvorada

Assinatura Digital

Entrada passa a gratuita nos museus aos domingos apenas para residentes em Portugal

DG Patrimonio Cultural

A entrada nos museus, palácios e monumentos sob alçada do Estado vai passar a ser gratuita aos domingos e feriados para os residentes em Portugal e paga para os turistas estrangeiros, anunciou o ministro da Cultura. “Vamos fazer uma revisão da bilhética, estamos a terminar isso, que vai colocar a gratuitidade, integral [durante todo o dia], ao domingo e ao feriado para os residentes em Portugal - os portugueses e os estrangeiros que residem em Portugal - mas os turistas vão passar a pagar ao domingo e ao feriado”, afirmou Pedro Adão e Silva na quarta-feira à noite, durante o programa 'Grande Entrevista, na RTP3. Actualmente, a entrada é gratuita aos domingos e feriados, durante a manhã, para todos.

Pedro Adão e Silva lembrou que “70% dos visitantes dos museus portugueses são estrangeiros” e, dos 30% de visitantes portugueses, “só 15% é que paga bilhete inteiro, tudo o resto tem descontos muito significativos, de 50 a 60%”. “Nós podemos, com este género de alteração, ter um efeito na receita significativo”, defendeu. De acordo com o ministro, a acompanhar esta alteração na gratuitidade das entradas, será também feita uma “pequena revisão [do valor] da bilhética, uma coisa não muito significativa”.

Numa entrevista em que voltou a falar do modelo de reorganização da Direcção-Geral do Património Cultural (DGPC) e da transferência da gestão de alguns museus para as autarquias, Pedro Adão e Silva voltou a ser confrontado sobre as afirmações que tem feito nos últimos dias sobre a Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) à tutela política da gestão da TAP.

Texto: ALVORADA com agência Lusa
Fotografia: Paulo Ribeiro/ALVORADA (arquivo)