Pesquisa   Facebook Jornal Alvorada
Login

Login na sua conta

Username *
Password *
Lembrar-me

Criar uma conta

Campos marcados com (*) são obrigatórios.
Nome *
Username *
Password *
Confirmar Password *
Email *
Confirmar email *
Captcha *
Reload Captcha

Investigadora lourinhanense Vanessa Henriques Antunes lança livro vencedor do Prémio Científico Sesimbra 2017

livrovanessaantunes

Está agendada para este sábado, dia 17, a entrega do Prémio Científico Sesimbra 2017 e o lançamento do livro ‘Descobrindo o Manto: Decifrando a Paleta e a Técnica do Pintor Gregório Lopes com um Estudo Sobre a Pintura Mater Misericordiae de Sesimbra’, da autoria da investigadora lourinhanense Vanessa Henriques Antunes e da professora Marta Manso, vencedor da última edição do galardão. A cerimónia realiza-se pelas 15h30, no Espaço Multiusos, na Fortaleza de Santiago.

O painel Nossa Senhora da Misericórdia, exposto no Núcleo Museológico da Capela do Espírito Santo dos Mareantes, é uma das grandes obras da pintura portuguesa da primeira metade do século XVI, que marca o início de uma nova fase da obra do pintor régio Gregório Lopes. A pintura foi alvo de uma intervenção de conservação e restauro em 2014, o que possibilitou estudá-la materialmente pela primeira vez.

Segundo o resumo do livro, “este estudo permitiu a análise aprofundada desta pintura e o avanço do conhecimento sobre o seu estado de conservação, trazendo novos dados sobre as técnicas e materiais utilizados por este pintor, e contribuindo para o progresso do conhecimento cultural sobre o importante legado artístico da região de Sesimbra”.

Estimular o desenvolvimento de projectos científicos relevantes para a preservação, recuperação e divulgação do concelho é, segundo o Município de Sesimbra, o principal objectivo do Prémio Científico Sesimbra, criado em 2008.