Pesquisa   Facebook Jornal Alvorada

Assinatura Digital

Covid-19: Câmara de Torres Vedras dá tolerância de ponto na terça-feira mesmo sem Carnaval

carnaval torres cancela 2021

Ao contrário da decisão do Governo, a Câmara Municipal de Torres Vedras vai dar tolerância de ponto na terça-feira aos seus funcionários, disse fonte oficial autárquica, apesar de ter cancelado todos os festejos de Carnaval deste ano por causa da pandemia de Covid-19. A mesma fonte explicou que o intuito é manter a tradição no concelho, já que em anos anteriores este município concedia tolerância de ponto na terça-feira de Carnaval e na segunda-feira anterior.

A 18 de Janeiro, a autarquia anunciou que decidiu cancelar todos os festejos de Carnaval deste ano devido à evolução pandemia de Covid-19 no concelho e no país, o que ocorre pela segunda vez em quase um século de tradições. Contrariando o lema "enquanto houver um folião na rua, o Carnaval de Torres Vedras continua", por causa da saúde pública, seis associações carnavalescas, uma discoteca e uma rádio locais juntaram-se para criar o movimento ‘Carnaval em Casa’, transpondo para as plataformas digitais várias iniciativas a decorrer este ano. Os foliões poderão acompanhar tudo através do site www.carnavalemcasa.pt ou nas redes sociais do movimento.

À distância de um ‘clique' está disponível uma loja ‘online' de venda de artigos e o programa deste ano, com ‘djs’ em directo nas noites de Carnaval, convívio escolar através da plataforma Zoom a substituir o corso escolar de sexta-feira, tertúlias sobre memórias de outros carnavais e concursos dos melhores mascarados e das melhores matrafonas, através do envio de fotografias. O movimento incentiva todos os foliões a mascararem-se e a ir à janela para serem fotografados. Em Outubro, a autarquia tinha anunciado que ‘A Máscara’ seria o tema da edição de 2021 e chegou a ponderar realizar alguns eventos.

Para assinalar a ausência do Carnaval e homenagear todos os profissionais que trabalham na linha da frente na prevenção e combate à pandemia, o município vai inaugurar, na sexta-feira, o monumento intitulado ‘A Máscara’ na Praça da República, no centro da cidade, onde ficará exposto durante um mês. O Carnaval de Torres Vedras, que remonta a 1930, também não se realizou em 1984 devido às cheias ocorridas meses antes na cidade.

A não realização do Carnaval de Torres Vedras 2021 surge no mesmo ano em que foi iniciada a consulta pública da sua candidatura a Património Nacional Imaterial, devendo a decisão sobre a inscrição ser tomada até Junho pela Direcção-Geral do Património Cultural. O Carnaval de Torres Vedras recebe cerca de meio milhão de visitantes durante os seis dias do evento e gera receitas de 10 milhões de euros na economia local.

Desde o início da pandemia, o concelho de Torres Vedras contabiliza 5.140 casos confirmados de Covid-19, dos quais 783 estão activos, 4.212 recuperaram e 145 morreram, segundo o último boletim epidemiológico do município.

Texto: ALVORADA com agência Lusa