Pesquisa   Facebook Jornal Alvorada

Assinatura Digital

Ténis: Gastão Elias convidado para participar no ATP Challenger 50 ‘Oeiras Open 1’

Gastao Elias 2021

O lourinhanense Gastão Elias (358.º do ‘ranking’ ATP) é um dos tenistas portugueses convidados que vai participar no ATP Challenger 50 ‘Oeiras Open 1’, um dos quatro torneios internacionais que integram o ‘Oeiras Open’, que vão acontecer entre os dias 28 de Março e 25 de Abril, revelou hoje a Federação Portuguesa de Ténis. Para além do tenista da Lourinhã, foram galardoados com ‘wild cards’ (convites) para o quadro principal de singulares Gonçalo Oliveira (296.º) e Nuno Borges (375.º), enquanto que para o ‘qualifying’ foram convidados o penichense Tiago Cação (558.º), Luís Faria (827.º) e Pedro Araújo (1009.º).

Presente na conferência de imprensa de apresentação, Gastão Elias comentou o regresso ao ATP Challenger Tour e ao Jamor, segundo uma nota informativa do gabinete de imprensa do ‘Oeiras Open’: “Para mim é óptimo poder voltar a jogar um torneio desta categoria e sobretudo poder fazê-lo em Portugal e mais precisamente neste palco que é único no mundo. É um dos lugares mais bonitos para se jogar ténis e quero aproveitar para agradecer à Federação Portuguesa de Ténis por todo o empenho que tem tido neste projecto, tem feito um excelente trabalho e todos os tenistas portugueses têm de agradecer muito por isso. Estou feliz e espero que estas semanas corram bem à comitiva lusa”.

Vasco Costa, presidente da FPT, destacou a importância do regresso do ténis internacional ao Estádio Nacional: “É um grande orgulho para todos voltarmos a realizar provas deste nível no Complexo Desportivo do Jamor. Como sabem, durante muitos anos jogou-se aqui o ‘Estoril Open’, que terminou como ‘Portugal Open’, e termos a possibilidade de reactivar este complexo maravilhoso é fantástico. E para isso nada melhor do que realizarmos logo três torneios desta dimensão, dois ATP Challenger 50 e um ITF W60 que vão trazer jogadores de bastante qualidade".

Já o director do torneio, José Santos Costa, também abordou a importância destas provas para o ténis nacional: “O que se espera é que os portugueses e as portuguesas aproveitem ao máximo estas oportunidades numa altura em que há poucos torneios internacionais. A FPT tem feito um esforço muito grande para dar um ‘upgrade’ à qualidade dos torneios, que se traduz em mais oportunidades de jogo e de evolução, mais pontos e mais ‘prize-money’ e, neste caso, em estarmos na casa do ténis nacional, que é o Estádio Nacional do Jamor”.

O ATP Challenger 50 Oeiras Open 1 joga-se entre os dias 28 de Março e 4 de Abril no Complexo Desportivo do Jamor. De domingo a quinta-feira, os primeiros encontros começam às 10h00, na sexta-feira e no sábado às 11h00 e no domingo a final tem início marcado para as 12h30.

De 4 a 11 de Abril acontece o ATP Challenger 50 ‘Oeiras Open 2’, seguido do ITF W60 ‘Oeiras Ladies Open’ entre 11 e 18 de Abril. Na quarta semana, o ITF W25 Oeiras ‘Magnesium-K Active Ladies Open’ acontece entre 18 e 25 de Abril no Clube Escola de Ténis de Oeiras.

Texto: ALVORADA
Fotografia: Sara Falcão (GIOP)