

Devido ao agravamento das condições climatéricas, o Serviço Municipal de Protecção Civil (SMPC) emitiu um comunicado esta segunda-feira, dia 8, onde recomenda a todos os munícipes a tomada das medidas necessárias de precaução.
De acordo com as previsões disponibilizadas e actualizadas pelo Instituto de Meteorologia para o dia de hoje, prevê-se a ocorrência de chuva ou aguaceiros, por vezes fortes, em especial nas Regiões do Litoral Centro e Sul, a partir da tarde de hoje e até ao final da noite. Assim, é previsível um maior risco de cheias e inundações nas proximidades de linhas de água de comportamento torrencial. “É previsível um aumento do risco da ocorrência de deslizamentos em áreas historicamente sensíveis”, alerta o SMPC.
Para o efeito, dever-se-á desobstruir os sistemas de escoamento das águas pluviais e a retirada de inertes que possam ser arrastados, bem como a limpeza dos bueiros, algerozes, caleiras e respectivos sistemas de escoamento. Deve evitar-se, também, a condução de veículos, nomeadamente nas vias propensas à existência de piso escorregadio e eventual formação de lençóis de água ou arrastamento de materiais sólidos para as estradas. Use, também, várias camadas de roupa em vez de uma única peça de tecido grosso, evitando as roupas muito justas ou as que façam transpirar. “Se suspeitar que você ou alguém que o rodeia está com sinais de hipotermia (corpo frio com tremuras, pele roxa e falta de reacção) ligue imediatamente para o 112”, refere o comunicado municipal.
A equipa técnica do Serviço Municipal da Protecção Civil da Lourinhã vai continuar a acompanhar permanentemente a situação, em estreita colaboração com o Instituto de Meteorologia e o Centro Distrital de Operações de Socorro de Lisboa. Dadas as condições atmosféricas, em que se prevê mais frio e uma consequente maior utilização de sistemas de aquecimento, a população deve minimizar os riscos que muitas vezes lhes estão associados. “Aquecer o lar pode provocar incêndios ou intoxicações”, adverte o SMPC. Nesse sentido, não pode esquecer que a ventilação é muito importante quando se utiliza lareiras ou braseiras, se utiliza aquecedores desligue a garrafa do gás quando tiver de a substituir, não seque a roupa no aquecedor e afaste-o dos cortinados, tecidos ou mobílias e, se utiliza lareiras, use um resguardo próprio para evitar que qualquer faúlha salte para fora.