Pesquisa   Facebook Jornal Alvorada

Assinatura Digital

Escolas fazem acordos com farmácias para testar alunos

covid 19 testes

As escolas vão fazer acordos com as farmácias locais para realizar testes de despistagem à Covid-19 aos seus alunos, revelou hoje o presidente da Associação Nacional de Directores de Agrupamentos e Escolas Públicas (ANDAEP).

“Vamos celebrar um protocolo com a Associação Nacional das Farmácias (ANF), que vai permitir que os nossos alunos possam ser todos testados a custo zero para as famílias e para as escolas”, revelou à Lusa o presidente da ANDAEP, Filinto Lima, no final da reunião ‘online’ que se realizou hoje de manhã entre as duas entidades.

A informação sobre o acordo deverá chegar na segunda-feira aos associados da ANDAEP e caberá a cada escola definir a forma como pretende fazer a campanha de despistagem aos seus alunos. “Podem fazer os testes nas farmácias ou nas escolas”, explicou Filinto Lima, lembrando que actualmente todas as pessoas têm direito a quatro testes gratuitos mensais e “há que rentabilizar essa oportunidade”.

O acordo surgiu como forma de “contornar a previsível ausência de testes aos nossos alunos”, acrescentou Filinto Lima, referindo-se à campanha de testagem à comunidade escolar que começou esta semana mas deixou os alunos de fora.

Na segunda-feira, dia em que recomeçaram as aulas depois das férias de Natal, professores e pessoal não-docente começaram a ser testados nas escolas de todo o país. Por decisão da Direcção-Geral da Saúde, a campanha de vacinação abrange apenas os cerca de 220 mil docentes e não-docentes.

No arranque do ano lectivo, em Setembro, um parecer da DGS estabeleceu que seriam rastreados professores, pessoal não-operacional e alunos do 3.º ciclo e secundário. Os primeiros a realizar os testes foram o pessoal docente e não-docente de todos os anos de escolaridade (do Pré-Escolar ao 12.º ano), e mais tarde os alunos do 3.º ciclo do ensino básico e os do ensino secundário, tal como tinha acontecido também no ano lectivo anterior. “Percebe-se que no arranque do 2.º período estão a ser testados professores e funcionários, mas não há nenhuma indicação de que os alunos possam ser testados”, disse Filinto Lima.

A Lusa questionou a Direcção-Geral da Saúde (DGS) sobre a razão de a campanha abranger apenas professores e restantes funcionários e se estava em cima da mesa a hipótese de, em breve, começar a testagem de alunos, mas não obteve qualquer resposta.

Segundo Filinto Lima, professores e funcionários estão a aderir à campanha de testagem iniciada na segunda-feira, mesmo os que já receberam a dose de reforço da vacina. “O grosso dos professores e funcionários já foi vacinado com a dose de reforço e mesmo assim está a recorrer à testagem. Na minha escola, por exemplo, tive uma forte adesão porque a testagem dá mais segurança”, disse o também director do Agrupamento de Escolas Dr. Costa Matos, em Vila Nova de Gaia. “A vacina não é obrigatória, assim como os testes não são obrigatórios. Neste momento, as escolas têm alunos, professores e funcionários que estão vacinados e outros não. Tal como uns foram testados e outros não”.

Na segunda-feira, quando recomeçaram as aulas depois de uma semana de paragem devido à situação pandémica, também o ministro da Educação lembrou que as farmácias dispõem de quatro testes gratuitos por mês. “Dessa articulação podem também os pais, as escolas e as autarquias fazerem parcerias com as farmácias, para aumentarem a testagem”, afirmou Tiago Brandão Rodrigues durante a visita a uma escola.

Contactados pelo ALVORADA, os dois agrupamentos de escolas da Lourinhã afirmaram que, para já, não irão fazer qualquer acordo nesse sentido por não sentirem ainda essa necessidade.

Texto: ALVORADA com agência Lusa