Pesquisa   Facebook Jornal Alvorada

Assinatura Digital

Covid-19: abertura de um centro de testes em frente à Câmara Municipal da Lourinhã

centrotesteslnh

Entrou ontem em funcionamento mais um Centro de Testes Covid-19 na Lourinhã, desta vez situado na Praça José Máximo da Costa, em frente à Câmara Municipal, cuja operacionalização é da responsabilidade das farmácias Leal, Quintans e Marteleirense, esta última, em actividade apenas a partir de Março. Este espaço junta-se aos três centros de testes já existentes no concelho: Lourinhã (Espaço Sabores), Moita dos Ferreiros (Centro de Cultura e Recreio) e Reguengo Grande (Junta de Freguesia).

O atendimento feito pela Farmácia Quintans determina a um agendamento online, através do site das farmácias portuguesas, onde o utente pode seleccionar a farmácia e o horário, de acordo com a disponibilidade apresentada. No caso da Farmácia Leal, o utente poderá usar o número de telemóvel 913 747 991 ou o agendamento digital.

O centro de testes funcionará de segunda a sexta-feira, das 9h00 às 12h00 e das 15h00 às 17h00, com as seguintes especificidades: entre as 11h00 e as 12h00, funcionará o regime de casa aberta para todos os que não conseguirem agendamento e sempre de acordo com a capacidade de cada farmácia; será dada prioridade aos agendamentos, havendo alguma flexibilidade para se efectuarem atendimentos sem marcação, mas urgentes.

Os utentes têm direito a quatro testes comparticipados a 100%, por mês. A sua elegibilidade só é possível verificar na farmácia, após realização dos mesmos. Até dia 31 de Janeiro, apenas a Farmácia Quintans estará a realizar testes, no horário e regras apresentadas. A partir daí, a Farmácia Leal iniciará funções no centro de testagem, sendo que as manhãs serão da responsabilidade da Farmácia Leal e as tardes da responsabilidade da Farmácia Quintans. Na semana de 7 de Fevereiro, o esquema será inverso, ou seja, a Farmácia Quintans actuará de manhã e Farmácia Leal de tarde e assim sucessivamente.

Este novo centro de testes é, à semelhança dos da Moita dos Ferreiros e Reguengo Grande, resultado de um apelo que o Município da Lourinhã fez aos parceiros locais, nomeadamente Juntas de Freguesia e farmácias, no sentido de dar resposta à necessidade de aumento da capacidade de rastreio no concelho.

Numa nota enviada ao ALVORADA, a autarquia deixa o alerta a todos os munícipes para que continuem a cumprir, escrupulosamente, as recomendações da Direcção-Geral da Saúde e as medidas de controlo da pandemia, bem como que agendem a sua vacinação contra a Covid-19, seja a primeira, a segunda ou a terceira doses, utilizando os canais habituais.

Texto: ALVORADA
Fotografia: Sofia de Medeiros/ALVORADA