Pesquisa   Facebook Jornal Alvorada

Assinatura Digital

Covid-19: OMS consulta cientistas sobre possibilidade de vacina universal contra todas variantes

OMS

A Organização Mundial de Saúde (OMS) está a consultar cientistas sobre a possibilidade de ser desenvolvida uma vacina universal para a Covid-19 que proteja contra as diferentes variantes e subvariantes do coronavírus SARS-CoV-2.

Segundo a especialista da OMS Ana María Henao-Restrepo, a organização encetou um plano de colaboração com cientistas de todo o mundo para avaliar o possível desenvolvimento desta vacina.

Ana María Henao-Restrepo falava na habitual videoconferência de imprensa da OMS sobre a evolução da pandemia da Covid-19, transmitida da sede da organização, em Genebra, na Suíça.

A variante Ómicron do SARS-CoV-2, mais transmissível, domina no mundo, tendo dela surgido cinco subvariantes e uma recombinação de duas destas. A cientista-chefe da OMS, Soumya Swaminathan, avisou que o mundo tem de estar preparado para "a possibilidade de o vírus mudar de tal forma que ponha à prova a imunidade existente".

A Covid-19 é uma doença respiratória provocada pelo coronavírus SARS-CoV-2, detectado em Dezembro de 2019 na China e que se disseminou rapidamente pelo mundo. Desde 11 de Março de 2020 que a Covid-19 é uma pandemia.

Texto: ALVORADA com agência Lusa