24/07/2017 - 19:32
Primeira PáginaAssinaturasContactos
  Pesquisar Notícias
Notícias
Região
Sociedade
Economia/Gestão
Saúde
Cultura

Desporto
Segurança
Agricultura
Mulher
Opinião
Igreja

Agenda
Associações
Autarquias
Bibliografia
Classificados
Discografia
Directório
Links
Lista Telefónica
Necrologia



As últimas notícias de primeira página -> http://www.alvorada.pt/rss.php

As últimas notícias de primeira página -> http://www.alvorada.pt/rss.php



Região

Jornadas da Saúde e do Bem-Estar arrancam com conferência

Última alteração dia
2017-05-15 às 16:19:56


Imprimir NotíciaJornadas da Saúde e do Bem-Estar arrancam com conferência

A terceira edição das Jornadas da Saúde e do Bem-Estar teve início esta segunda-feira, dia 15, com uma conferência onde esteve em discussão o tema: “A saúde que temos…na Lourinhã”.


O início deste mês de actividades relacionadas com a saúde e o bem-estar ficou ainda marcado pelas intervenções iniciais do vereador Fernando Oliveira e do director do ACES Sul Oeste, António Martins.

Quanto à conferência, que teve lugar no Salão Nobre dos Paços do Município, dividiu-se em dois painéis. No primeiro foi feito um diagnóstico da saúde do concelho onde Nuno Rodrigues, assistente de Saúde Pública na USP Moinhos, deu enfoque às doenças que mais afectam a população. A depressão está no topo da lista e é a que deixa mais preocupações aos médicos, mas existem mais quatro doenças que devem ser vistas e analisadas com prioridade: doenças cérebro vasculares, diabetes, doenças relacionadas com o consumo de álcool e cancro maligno de cólon e recto.

No segundo painel, subordinado ao tema “Conceitos e atitudes básicas em saúde”, Ana Isabel Silva, interna de Medicina Geral e Familiar (USF Dom Jordão), respondeu a perguntas como: O que é a saúde? O que é a doença? O que constitui uma urgência? E uma emergência? Esta intervenção, moderada por Carla Correia, enfermeira especialista em Saúde Mental e Psiquiatria (USF Dom Jordão), teve como principal objectivo ajudar os presentes a tomarem decisões adequadas à saúde e ao bem-estar físico, social e mental.

As Jornadas da Saúde e do Bem-Estar prolongam-se até 15 de Junho, englobam 55 actividades e o Município da Lourinhã conta com mais de 30 parceiros para a sua realização. Entre outras actividades, poderá participar em rastreios, aulas de ginástica, sessões informativas e formativas, recolha de sangue e muito mais. O programa pode ser consultado em www.cm-lourinha.pt.




Voltar     Topo


CotoNet, Lda