Pesquisa   Facebook Jornal Alvorada

Assinatura Digital

Autoridade Marítima Nacional aconselha população a adoptar comportamentos de segurança durante o fim-de-semana

praia

A previsão do tempo aponta para um aumento das temperaturas neste fim-de-semana, conforme indica o Instituto Português do Mar e da Atmosfera, pelo que a Autoridade Marítima Nacional aconselha a população a adoptar um comportamento de segurança numa eventual ida à praia ou zonas costeiras, evitando expor-se desnecessariamente ao risco.

Em comunicado, a instituição militar sublinha que a grande maioria das praias portuguesas não se encontram vigiadas nesta altura do ano, isto é, não têm o dispositivo de segurança balnear disponível na sua plenitude, como tal, a resposta a uma situação de socorro poderá ser demorada, pelo que a população deverá ter um comportamento adequado e responsável, não se colocando em situações de risco.

“Face à possível afluência junto das praias, a Autoridade Marítima Nacional tem reforçado a vigilância e fiscalização nas praias, com o objectivo de sensibilizar a população a evitar comportamentos de risco”, refere o comunicado.

Assim, Autoridade Marítima Nacional recomenda à população que vigie permanentemente as crianças e não permitir que se afastem, mantendo-as sempre próximas de um adulto. As pessoas devem manter-se hidratadas, tomar refeições ligeiras, respeitar os períodos de digestão e evitar as horas de maior exposição solar (11h00 - 16h00). Caso testemunhe uma situação de perigo dentro de água, não entrar e pedir ajuda através do 112. “Não se esqueça: a sua segurança começa em si”, alerta a AMN.

Texto: ALVORADA
Fotografia: Direitos Reservados