Pesquisa   Facebook Jornal Alvorada
Login

Login na sua conta

Username *
Password *
Lembrar-me

Criar uma conta

Campos marcados com (*) são obrigatórios.
Nome *
Username *
Password *
Confirmar Password *
Email *
Confirmar email *
Captcha *
Reload Captcha

Centro Hospitalar do Oeste recebe duas novas viaturas do INEM

Fotografia: Direitos Reservados

inem

O Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) entrega amanhã, dia 8, duas Viaturas Médicas de Emergência e Reanimação (VMER) ao CHO - Centro Hospitalar do Oeste. Com a atribuição destas viaturas aos hospitais de Torres Vedras e Caldas da Rainha, o INEM conclui a 100% a renovação do seu parque de VMER, assegura a instituição em comunicado.

A secretária de Estado da Saúde, Raquel Duarte, vai presidir à cerimónia que terá início às 16h00 na Unidade Hospitalar de Torres Vedras, que contará também com a presença do recém-empossado Conselho de Administração do CHO, presidido por Elsa Baião.

Recorde-se que o CHO, por determinação do Governo, alterou o seu estatuto jurídico de Sector Público Administrativo para Sector Público Empresarial, tendo a decisão sido publicada em Diário da República no passado dia 18 de Junho.

Quanto à aquisição das novas VMER, resultam da aplicação do despacho governamental deste ano que veio definir, segundo o INEM, “um novo modelo de aquisição e gestão da frota das viaturas para responder à necessidade de aquisição e substituição célere destes veículos, assegurando assim maior qualidade nos serviços prestados aos utentes, maior segurança dos profissionais e dos utilizadores da via pública, e uma melhor gestão do parque VMER do INEM”. Recorde-se que o INEM procedeu em 2016 à atribuição de 20 VMER a unidades hospitalares do país. Ao abrigo do plano de renovação da frota de viaturas do INEM, foram renovadas mais 22 VMER em 2017, procedendo-se agora à entrega das últimas duas viaturas ao CHO.

De acordo com este novo modelo de aquisição e gestão da frota VMER, passam a ser as Unidades de Saúde a efectuar directamente a aquisição das viaturas. Cabe ao INEM subsidiar a compra e coordenar toda a actividade de gestão e operação conjunta da VMER, e aos Serviços Partilhados do Ministério da Saúde assegurar a tramitação dos procedimentos de aquisição, centralizando o processo em nome dos hospitais.

A rede de VMER do INEM encontra-se actualmente estabilizada e implementada em todo o território continental, com 44 viaturas em funcionamento, 14 no norte do país, dez no centro, e 20 no sul, 17 das quais na região de Lisboa e Vale do Tejo e Alentejo e três na região do Algarve. As VMER são veículos de intervenção pré-hospitalar destinados ao transporte rápido de uma equipa médica ao local onde se encontra o doente. O seu principal objetivo consiste na estabilização pré-hospitalar e no acompanhamento médico durante o transporte de vítimas de acidente ou doença súbita em situações de emergência, assumindo um papel preponderante no apoio às populações. As VMER actuam na dependência direta dos Centros de Orientação de Doentes Urgentes do INEM e têm base hospitalar.

O INEM é o organismo do Ministério da Saúde responsável por coordenar o funcionamento, no território de Portugal Continental, de um Sistema Integrado de Emergência Médica, de forma a garantir aos sinistrados ou vítimas de doença súbita a pronta e correta prestação de cuidados de saúde. A prestação de socorros no local da ocorrência, o transporte assistido das vítimas para o hospital adequado e a articulação entre os vários intervenientes do Sistema, são as principais tarefas do INEM. Através do Número Europeu de Emergência - 112, este Instituto dispõe de múltiplos meios para responder a situações de emergência médica.