Pesquisa   Facebook Jornal Alvorada

Assinatura Digital

Expo Lourinhã decorre entre 24 e 28 de Abril no centro da Lourinhã com programação diversificada

expolourinha24

Está agendado para as 19h00 do próximo dia 24, a inauguração da Expo Lourinhã, uma iniciativa do Município da Lourinhã e da Associação para o Desenvolvimento Local da Lourinhã que decorrerá até dia 28, na Praça José Máximo da Costa, na vila da Lourinhã.

Para o evento, foi preparado um programa diversificado, totalmente gratuito, que privilegia as formações e artistas locais, que actuarão no palco principal e no palco tasquinhas, com destaque para bandas filarmónicas, ranchos e grupos tradicionais, mas também a realização de diversos workshops, actividades, demonstrações e degustação de produtos regionais.

Esta edição volta também a apostar na tenda jovem, com entretenimento nocturno e DJs, que actuarão das 23h00 às 4h00, entre os dias 24 e 27.

A inauguração/abertura oficial acontece às 19h00 do dia 24, com o coro infantil/juvenil da AMAL, no palco principal, seguindo-se um workshop de Dança Criativa e o showcooking Padaria e Pastelaria, no mesmo espaço. Mais tarde, o auditório da AMAL recebe a conversa e concerto ‘Que A Voz Não Te Esmoreça’, no âmbito das comemorações dos 50 anos do 25 de Abril, com o Coro Municipal da Lourinhã & convidados e João Brás Acústico e Simão Quintans actuam no palco tasquinhas. Blackout ocupa a tenda jovem até às 4h00, encerrando o primeiro dia.

Quinta-feira, dia 25, oferece actividades e espectáculos, que começam às 10h00 e seguem madrugada fora. Entre rastreios, baptismos a cavalo para crianças, workshops diversos, caças ao tesouro, concertos, música e espectáculos de dança, o destaque vai para a sessão solene evocativa do 25 de Abril, promovida pela Assembleia Municipal da Lourinhã e pela Câmara Municipal da Lourinhã, às 15h00, no palco principal.

Dia 26 tem como ponto alto a conferência ESG - Environmental, Social and Corporate Governance para empresas, às 15h00, no auditório da AMAL com as seguintes intervenções: ‘As Práticas ESG serão o novo normal?’, pela Nova SBE, ‘Testemunho Louritex’, ‘IPL - Instituto Politécnico de Leiria’, ‘A ESG e a Estratégia para o Território da Comunidade Intermunicipal do Oeste’, pela OesteCIM e ‘Como ser bem sucedido nos apoios às empresas’, no âmbito do Centro 2030, pela CCDR Centro. Segue-se uma prova de Aguardente DOC Lourinhã XO, com harmonização Tarte D. Isabel, acompanhada pela Colegiada de Nossa Senhora da Anunciação da Lourinhã, uma performance de ginástica, pelo Acrogym Enigmas e uma demonstração de step, pela AEL. O palco principal volta a oferecer o showcooking Padaria e Pastelaria e o auditório da AMAL recebe um concerto pela Banda da AMAL. Mais tarde, Bisacustico actua no palco tasquinhas e a noite encerra com os DJ Fejsa, DJ Campira e ainda Brani, na tenda jovem.

Sábado, dia 27, é mais um dia com diversas actividades e momentos culturais a acontecer, desde simulacros, apresentações de livros, rastreios, workshops, projecção de filmes, música e a transmissão, ao vivo, do podcast ‘Copo de Nada’, por Nuno David e Tiago Domingos. As acções começam às 10h00 e terminam às 4h00.

O último dia do evento, 28 de Abril, volta a disponibilizar aos visitantes diversas actividades e sessões, como rastreios, workshops, demonstrações e música, com destaque para o espectáculo de danças oitocentistas, pelo Grupo de Danças Históricas da Associação para a Memória da Batalha do Vimeiro e o desfile dos recriadores da Associação para a Memória da Batalha do Vimeiro, que encerra o evento.

O programa pode ser conhecido em detalhe através do site municipal, disponível em www.cm-lourinha.pt

Num comunicado enviado ao ALVORADA, a Câmara Municipal da Lourinhã refere que a ExpoLourinhã é uma iniciativa que procura promover a economia local e que, de acordo com José Tomé, vice-presidente da edilidade, “dará foco a empresas, produtos e serviços, numa estreita articulação com as actividades culturais, artesanato e lazer, assegurando ainda a participação das vilas geminadas de Bad Liebenzel e Deuil-la-Barre”. Este ano, face à data de realização do evento, permitiu a programação de algumas actividades culturais para celebrar Abril.

Texto: ALVORADA com comunicado da CML