Ténis: favoritas não facilitam e seguem em frente no Full Protein Caldas da Rainha Ladies Open
- Desporto
- 18/09/2024 22:03
Iniciaram bem a sua participação as tenistas mais cotadas neste Full Protein Caldas da Rainha Ladies Open. Começando pela croata Petra Martic (na foto), primeira cabeça-de-série e 105ª do ranking WTA, passando pela russa Anastasia Zakharova, quarta, a alemã Mona Barthel, sétima pré-designada ou a italiana Lucrezia Stefanini, todas elas conseguiram, com mais ou menos dificuldades, seguir em frente para os oitavos de final. Martic, que já ocupou o lugar 14 na hierarquia mundial, não deu espaço para a britânica Jodie Anna Burrage ousar discutir o marcador, e venceu por 6-1 e 6-4, Zakharova, sentiu algumas inesperadas dificuldades com Teresa Franco Dias, com a lisboeta a fazer um excelente exibição e a perder por 6-2 e 6-4 (entre as duas há uma diferença de mais de 1000 posições no ‘ranking’ mundial), Bathel precisou de três ‘sets’ para levar de vencida a motivada Sarah Beth Grey, da Grã-Bretanha (6-7 (8), 6-2 e 6-1) e Stefanini, ainda a ajustar o corpo e a mente a uma viagem intercontinental, jogou em Guadalajara, no México, chegou ontem ao final do dia, também foi forçada a disputar três partidas para superar a talentosa jogadora francesa Margaux Rouvroy, por 1-6, 6-3 e 6-1.
No inédito duelo 100% gaulês entre Kristina Mladenovic e Harmony Tan, foi a primeira a sair vitoriosa em três disputados ‘sets’, pelos parciais de 2-6, 7-5 e 6-3, mantendo intacta a vontade de finalmente conquista uma prova no nosso país, depois de ter pedido as finais do Porto Open (2023) e da Figueira da Foz (este ano). Destaque ainda para os triunfos de Viktoria Hrucankova ante a compatriota Renata Jamrichova, por 6-2, 4-6 e 6-4, da estoniana Elena Malygina, que beneficiou do abandono por lesão da francesa Manon Leonard, quando já vencia por 6-0 e 2-0, e da alemã Mina Hodzic, que aproveitou da melhor maneira a ‘segunda vida’ como ‘lucky loser’ e, quando já liderava por 6-3 e 4-1 ante a croata Antonia Ruzic, sexta favorita, viu a sua oponente ser obrigada a deixar o ‘court’ com uma lesão impeditiva nas costas. A israelita Lina Glushko superou a russa Anastasia Tikhonova, por um duplo 6-3.
Para esta quinta-feira, pelas 15h00, está marcado o encontro dos oitavos de Francisca Jorge com a norte-americana Ann Li (15h00).
Nos pares, as detentoras do título, as irmãs Francisca e Matilde Jorge, não estiveram com meias medidas e foram implacáveis com a espanhola Yvonne Cavalle-Reimers e a polaca Martina Kubka que derrotaram por claros 6-0 e 6-2. Muito determinadas no fundo do ‘court’ e a terminar os pontos na rede, a melhor dupla lusa vai agora medir forças esta quinta-feira, não antes das 17h30, com a eslovaca Viktoria Hruncakova e a checa Anastasia Detiuc.
O Full Protein Caldas da Rainha Ladies Open está dotado com 100.000 dólares + hospitalidade e decorre até domingo no Complexo de Ténis das Caldas da Rainha.
Texto: ALVORADA com comunicado e fotografia do GIFPCRLO