Pesquisa   Facebook Jornal Alvorada

Assinatura Digital

Ténis: Gastão Elias segue em frente no Oeiras Open 5

Gastao Elias Oeiras Open 13052025

A desistência de Jaime Faria abortou o duelo português previsto para a ronda inaugural do derradeiro Oeiras Open, mas esta terça-feira Henrique Rocha e o lourinhanense Gastão Elias asseguraram um frente a frente entre compatriotas na segunda eliminatória do ATP Challenger 100 organizado pela Federação Portuguesa de Ténis no Complexo de Ténis do Jamor até sábado.

Recordista luso de títulos (10) e finais (23) no circuito secundário, Gastão Elias - 318º colocado num ranking em que chegou a ocupar o 57º posto - foi o primeiro a seguir em frente. O jogador da Lourinhã estava a desenhar a recuperação (3-6, 5-2) quando se concretizou a desistência do suíço Leandro Riedi (373º), assistido na perna esquerda minutos antes e com um pesado historial de lesões que inclui duas operações ao joelho. A vitória desta terça-feira foi a primeira para Gastão Elias em encontros de terra batida no Jamor desde Abril de 2024, curiosamente também por intermédio de uma desistência (aí liderava por 6-1, 1-1 frente a Maks Kasnikowski). Para celebrar um encontro completo pela primeira vez desde Abril de 2022 neste palco, onde ergueu três títulos consecutivos entre esse ano e o anterior, o mais velho (34 anos) dos portugueses em actividade terá de superar o segundo mais novo dos que fazem parte do top 1500.

Henrique Rocha (195º ATP três meses após ser 155º) tinha perdido os últimos oito encontros e acabou com essa série negativa ao passar pelo qualifier francês Kenny de Schepper (647º), de 37 anos e ex-top 70 mundial, graças aos parciais de 6-2 e 6-3. O jovem de 21 anos resistiu a dificuldades no serviço (ficou-se pelos 57% na colocação de primeiras bolas e apenas venceu 63% dos pontos no golpe de saída) para celebrar pela primeira vez desde o início de Fevereiro, quando obteve o melhor resultado do ano ao ser semifinalista em Tenerife. E se inicialmente começou por livrar-se do encontro com o amigo Jaime Faria, os resultados desta terça-feira acabaram por colocar Henrique Rocha como protagonista de um duelo luso, no caso a reedição do que venceu, em novembro, por 6-4 e 6-0 no Challenger de Lima.

Caminho inverso seguiram Tiago Pereira (409º), eliminado na estreia, e João Domingues (549º), travado pelo segundo dia consecutivo na sequência da repescagem como lucky loser. Campeão de três títulos no ATP Challenger Tour em quatro finais e ex-150º ATP, Domingues não conseguiu dar seguimento à segunda vida e cedeu por 6-3 e 6-0 para o finlandês Eero Vasa (596º), também um lucky loser, num embate de 66 minutos. Pereira ofereceu mais resistência a Giulio Zeppieri (344º e ex-110º), mas tal como no Millennium Estoril Open voltou a ser travado pelo italiano - desta vez pelos parciais de 7-6(7) e 6-3. Apesar do reencontro ter ficado decisivo em dois sets, não foi menos equilibrado e o tenista da casa teve chances para obter outro desfecho. Na verdade, o algarvio de 20 anos (409º ATP, o melhor posto da carreira) liderou com um break de vantagem no primeiro set (3-2) e chegou mesmo a dispor de um set point no tie-break. O final do tira-teimas acabou por ser fulcral para a sentença do embate e um break madrugador do transalpino a abrir o segundo parcial encaminhou-o para novo triunfo.

A jornada desta terça-feira também ficou marcada pela estreia auspiciosa de Cristian Garín. O chileno é a maior figura a atuar esta semana no Oeiras Open 5 (está no 153º lugar, mas chegou a ser 17º e tem cinco títulos do circuito maior no currículo) e na estreia só precisou de 66 minutos para superar o argentino Juan Pablo Ficovich (152º) por 6-2 e 6-3 num embate que só cedeu cinco pontos no serviço e somou um impressionante registo de 21 pontos ganhos em 21 disputados ao colocar o primeiro golpe. O próximo oponente será o finalista deste Oeiras Open há um ano, o sueco Elias Ymer. O actual 263º ATP, 105 do ranking em 2018, vencia Felipe Meligeni Alves (123º) por 6-1 e 3-0 quando o brasileiro desistiu com dores na zona lombar.

Esse será o segundo embate de singulares no Court Central esta quarta-feira, logo após a batalha lusa entre Gastão Elias e Henrique Rocha, agendada para as 13h00. A fechar o dia haverá novo embate nacional no palco maior do Estádio Nacional, mas em pares: Pedro Araújo/João Graça frente a João Domingues/Gastão Elias. Já Tiago Pereira, volta a unir esforços com o neerlandês Mats Hermans e enfrenta, no último embate do Court 3, os checos Jiri Barnat e Filip Duda.

Texto: ALVORADA com comunicado e fotografia do GIOO