Pesquisa   Facebook Jornal Alvorada

Assinatura Digital

Circuito Mundial de Surf em Peniche adiado de Outubro para Fevereiro de 2021

surf

As edições de 2020 dos circuitos mundiais de surf foram hoje canceladas, devido à pandemia de Covid-19, tendo a Liga Mundial de Surf (WSL) divulgado já o calendário para 2021, que inclui a etapa de Peniche, em Fevereiro. "Após uma análise cuidadosa e extensas discussões com as principais partes interessadas, tomámos a decisão de cancelar a temporada do ‘Championship Tour’ (CT) e ‘Qualifying Series’ (QS) devido à pandemia de Covid-19", afirmou o diretor-executivo da WSL, Erik Logan.

O circuito principal contava com a presença do português Frederico Morais, pela segunda vez, e com a passagem pela Praia de Supertubos, em Peniche, que integra o calendário para 2021, com a segunda etapa, a primeira e única na Europa, entre 18 e 28 de Fevereiro.

“Para Portugal temos a garantia que, em Fevereiro, a probabilidade de existirem ondas excepcionais na costa portuguesa, aumenta significativamente. De Sagres a Viana do Castelo temos ondulações espectaculares nessa altura", referiu Francisco Spínola, responsável pela WSL para Europa, África e Médio Oriente, realçando que, para o Turismo de Portugal, principal parceiro, promove "um novo período de foco, com milhares de visitantes, mas com uma amplificação digital muito significativa". Francisco Spínola afirmou que "Portugal será o epicentro do surf mundial, desta vez em Fevereiro". "No fundo é replicar o que temos vindo a fazer em Outubro, em Peniche. Se conseguirmos transpor esta visibilidade para Fevereiro é mais um impulso significativo no Turismo e na economia, no continuo esforço de quebrar a sazonalidade", frisou o responsável português.

As primeiras seis etapas, de um total de 11, do circuito mundial já tinham sido adiadas, mas a WSL optou por cancelar as restantes provas, entre as quais o ‘MEO Rip Curl Pro Portugal’, previsto para o período entre 14 e 25 de Outubro, que integrava ainda o circuito feminino. "Embora acreditemos firmemente que o surf é um dos desportos mais adequados para a competição ser realizada em segurança durante a era de Covid-19, temos um enorme respeito pelas preocupações contínuas de muitos na nossa comunidade, à medida que o mundo trabalha para resolver esta situação", frisou Logan, em vídeo partilhado nas plataformas oficiais da WSL.

Em 2020, as ondas portuguesas iriam ainda receber quatro etapas do circuito de qualificação: Caparica Surf Fest Pro (Costa da Caparica), Pro Santa Cruz (Torres Vedras), Azores Airlines Pro (São Miguel, nos Açores), e EDP Billagong Pro (Ericeira).

Com este cancelamento, a WSL prevê antecipar o arranque dos circuitos do próximo ano, ainda em 2020, no Havai, com uma etapa feminina, em ovembro, em Maui, e uma masculina, em Oahu, ambas ainda sujeitas a aprovação pelos responsáveis locais. Depois, segue-se um novo formato competitivo, com 10 campeonatos masculinos e femininos, culminando com a disputa dos títulos mundiais nas WSL Finals, em Dezembro de 2021, para os cinco primeiros de cada ‘ranking’, em local a determinar.

Os circuitos de qualificação também vão sofrer alterações de calendário, com o QS a ser disputado até Junho de 2021, servindo de apuramento para o circuito intermédio, o ‘Challenger Series’, a disputar entre Agosto e Dezembro. Já para 2022, a WSL pretende restringir para metade o número de participantes nas etapas dos circuitos principais, de 36 para 18 nos homens e de 24 para 12 nas mulheres, com uma selecção a meio da temporada.

Calendário provisório do circuito mundial de surf ‘WSL’ de 2021:

  1. Billabong Pipe Masters, Havai (08/12 a 20/12).
  2. Meo Pro Peniche, Portugal (18/02 a 28/02).
  3. Snapper Rocks, Gold Coast, Austrália (18/03 a 28/03).
  4. Rip Curl Pro Bells Beach, Victoria, Austrália (01/04 a 11/04).
  5. Margaret River, Austrália (16/04 a 26/04).
  6. Oi Rio Pro Saquarema, Rio de Janeiro, Brasil (20/05 a 29/05).
  7. Surf Ranch, Lemoore, Califórnia, Estados Unidos (10/06 a 13/06).
  8. Quiksilver Pro G-Land, Indonésia (20/06 a 29/06).
  9. Supertubes, Jeffreys Bay, África do Sul (07/08 a 19/08).
  10. Teahupo'o, Tahiti (26/08 a 06/09).

Final: local a determinar (08/12 a 16/12).

Texto: ALVORADA com agência Lusa
Fotografia: Direitos Reservados