Pesquisa   Facebook Jornal Alvorada

Assinatura Digital

Covid-19: Governo equipara desportistas federados a profissionais e podem regressar as competições

Lourinhanense taca

O Governo decidiu equiparar a actividade dos desportistas federados aos profissionais, permitindo a prossecução das competições, de acordo com a resolução do Conselho de Ministros que declara a Situação de Calamidade, devido à Covid-19. "Para os efeitos do presente artigo, a actividade dos praticantes desportivos federados e seus treinadores, bem como acompanhantes desportivos do desporto adaptado, é equiparada a actividade profissional", lê-se na resolução, assegurando as competições mesmo de clubes dos 121 concelhos com elevada incidência de casos de testes positivos para o novo coronavírus.

Esta decisão surge depois de as competições não profissionais terem sido suspensas no passado fim-de-semana, devido à proibição de deslocação entre concelhos, permitindo apenas a realização dos jogos das duas competições profissionais de futebol, a I e II Liga.

O Governo reiterou esta medida ao salientar que “a prática de actividade física e desportiva, em contexto de treino e em contexto competitivo, incluindo a I Liga de Futebol Profissional, pode ser realizada sem público desde que no cumprimento das orientações definidas pela Direcção-Geral da Saúde (DGS)”.

A pandemia de Covid-19 já tinha levado à suspensão das competições de futebol, em 12 de Março, tendo a I Liga sido retomada em 3 de Junho, e ao cancelamento das competições seniores das modalidades de pavilhão, sendo que as camadas jovens ainda não retomaram as provas.

Após o fim do campeonato, em 16 de Julho, e da final da Taça de Portugal, uma semana depois, as edições de 2020/21 da I Liga e da II Liga arrancaram, respectivamente, em 18 e 10 de Setembro, com alguns jogos adiados, mas sem suspensões. As competições seniores de modalidades colectivas de pavilhão também foram retomadas, assim como o Campeonato de Portugal de futebol, terceiro escalão, e as competições distritais.

Depois de terem sido autorizadas as competições de desportos individuais, a retoma das modalidades colectivas foi regulamentada pela DGS, em 25 de Agosto. Nessa altura, a actualização das normas permitiu a retoma de futebol não profissional, andebol, futsal, basquetebol, voleibol e hóquei em patins, todas consideradas como modalidades de médio risco, fazendo a actividade depender de um regulamento específico e da avaliação dos riscos de contágio. Estas modalidades ficaram dispensadas de realizarem testes, para os casos de treinos ou “competições entre equipas de zona(s) sem transmissão comunitária activa”. Já o râguebi e os desportos de contacto, como judo, polo aquático e ginástica acrobática, foram integrados no grupo de alto risco, obrigando os praticantes destas modalidades à realização de testes ao novo coronavírus até 48 horas antes da competição.

Texto: ALVORADA com agência Lusa
Fotografia: Sofia de Medeiros/ALVORADA (arquivo)