Pesquisa   Facebook Jornal Alvorada

Assinatura Digital

Ténis: Gastão Elias e Tiago Cação seguem em frente no ‘Oeiras Open’

Gastao Elias 2 2021

Foi um dia histórico no ‘Oeiras Open’ para o penichense Tiago Cação, com o tenista de 23 anos (nº 558 do ‘ranking’ ATP) a carimbar pela primeira vez o apuramento para os quartos-de-final no ATP Challenger Tour. Logo a seguir, também o lourinhanense Gastão Elias (358.º) voltou a avançar no primeiro de dois torneios consecutivos organizados pela Federação Portuguesa de Ténis, que anunciou a organização de um terceiro evento masculino, a partir de 23 de Maio.

Dois dias depois de Tiago Cação ter somado a primeira vitória da temporada, o jovem tenista do Centro de Alto Rendimento deu a volta ao alemão Mats Moraing (272.º) para vencer, por 4-6, 6-2 e 7-5, e chegar pela primeira vez na carreira aos quartos-de-final de uma prova ‘Challenger’, num dia marcado por uma interrupção de cerca de meia-hora devido à chuva. “Esta vitória é um misto de sensações. Ainda estou sem palavras, não consigo acreditar, mas é para isto que ando a trabalhar todos os dias. Isto prova que o que ando a fazer nos últimos tempos é o caminho e, às veze,s não é fácil acreditar quando os resultados não aparecem. Estou bastante contente por finalmente ter uns resultados bastante positivos. É uma das vitórias mais importantes nos últimos tempos, sem dúvida, e é a que tem mais significado para mim”, revelou o jogador de Peniche em conferência de imprensa.

Apesar de ter encontro marcado com o favorito Zdenek Kolar (246.º), o único cabeça-de-série que ainda está em prova, Tiago Cação deixou uma garantia: "É só mais um jogo. Mas esta é a minha casa, tenho esse ascendente, estou motivado, e quero que ele venha a Portugal sofrer contra os portugueses".

No encontro seguinte, nova vitória celebrada em português: Gastão Elias voltou a precisar de trabalhar, mas conseguiu superar o espanhol Roberto Ortega Olmedo (299.º), com os parciais de 3-6, 6-1 e 6-3. É a primeira vez desde Julho de 2019 que o ‘ex-top’ 60 ATP inscreve o nome numa fase tão adiantada de um Challenger, feito que não passou despercebido na análise ao encontro. “Já não jogava os quartos-de-final de um ‘Challenger’ há algum tempo, portanto fico feliz por voltar a ter esta oportunidade, sobretudo sendo aqui em Portugal”, disse logo o desportista da Lourinhã na ‘flash interview’ que se sucedeu ao encontro. “Estou feliz pela vitória, não tanto pela forma como joguei hoje. Um pouco por causa da primeira ronda [qual recuperou da desvantagem de 4-1 no último ‘set’] hoje sentia-me mais preso, não cansado, mas um pouco mais lento. Mas à medida que o encontro se desenrolou fui-me sentindo cada vez melhor e na parte final já me sentia como um peixe dentro de água”, acrescentou, já na conferência de imprensa após o encontro.

Nos quartos-de-final, Gastão Elias vai defrontar o eslovaco Alex Molcan (279.º), um adversário que só ficará a conhecer nas próximas horas: “Não conheço absolutamente nada, nunca o vi jogar. Sei que ele é esquerdino, mas de resto… O trabalho de casa vai ser feito pelo Guilherme [Balboa, treinador]. Ele gosta muito de ver ténis, vê muitos encontros e acredito que vai ver alguns jogos dele antes de falar comigo. Mas basicamente vou para o jogo com o meu plano já definido e acredito que se fizer bem aquilo que eu faço serei o favorito, respeitando o meu adversário ao máximo e tendo alguma cautela".

A fechar a jornada do ‘Oeiras Open’, Portugal ficou sem representantes na variante de pares: Gonçalo Oliveira e Gonçalo Falcão não conseguiram confirmar o estatuto de quartos cabeças-de-série e cederam por 6-3 e 6-2 para os alemães Oscar Otte e Mats Moraing, que vão defrontar Lucas Miedler e Nino Serdarusic nas meias-finais. O outro encontro colocará frente-a-frente Teymuraz Gabashvili/Chun-hsin Tseng e Riccardo Bonadio/Denis Yevseyev.

ATP Challenger 50 ‘Oeiras Open 3’ marcado para Maio

Esta quinta-feira também ficou marcada pelo anúncio da organização de mais um torneio ATP Challenger 50 no Complexo Desportivo do Jamor, a partir de 23 de Maio: “Fomos desafiados pela ATP a realizar mais um ATP Challenger 50 aqui no Jamor, na semana de 24 de Maio. É um apoio extraordinário que a ATP nos está a dar, também porque confia em nós, na nossa organização e nos desempenhos que tivemos no ano passado e já neste torneio. Incentivou-nos a realizar mais um torneio e nós respondemos de forma positiva ao desafio”, anunciou Vasco Costa, presidente da Federação Portuguesa de Ténis.

“Para além destes estão previstos os ‘Challengers’ habituais [‘Braga Open’, ‘Lisboa Belém Open’ e ‘Maia Open’] e eventualmente teremos mais uma novidade que ainda não posso anunciar, portanto faremos entre sete a oito torneios ‘Challenge’r este ano, o que é bastante bom para os nossos jogadores”, acrescentou o responsável federativo no momento do anúncio.

Texto: ALVORADA com Gaspar Ribeiro Lança (GIOO)
Fotografia: Sara Falcão (GIOO)