Pesquisa   Facebook Jornal Alvorada

Assinatura Digital

Ténis: Gastão Elias jogou por Portugal na vitória frente à Polónia de apuramento para Taça Davis by Rakuten

Portugal Tenis Taca Davis 2022

A selecção nacional masculina portuguesa apurou-se, este sábado, para o Grupo Mundial 1 da Taça Davis by Rakuten ao derrotar a Polónia, por 4-0, na eliminatória que aconteceu na terra batida do Complexo Municipal de Ténis da Maia.

Depois de uma jornada inaugural neste ‘play-off’ do Grupo 1 marcada pelos triunfos de João Sousa e Nuno Borges em singulares, este sábado o maiato regressou ao ‘court’ e ao lado do amigo Francisco Cabral resolveu a eliminatória com um triunfo por 3-6, 6-3 e 6-4 sobre Szymon Walkow e Jan Zielinski.

Com o frente-a-frente resolvido, o capitão Rui Machado chamou Gastão Elias para o quarto e último encontro do fim-de semana. O tenista da Lourinhã, que minutos antes foi reconhecido com o Davis Cup Commitment Award pela representação de Portugal em pelo menos 20 eliminatórias (esta foi a 23.ª), respondeu afirmativamente à chamada e aplicou os parciais de 6-1 e 6-3 a Jan Zielinski para fazer o 4-0 final.

Após quatro anos a competir ‘fora de portas’, Portugal celebrou em casa a qualificação para o Grupo Mundial 1 da Taça Davis. Esta fase está agendadapara os dias 16 e 17 ou 17 e 18 de Setembro e dá acesso às Davis Cup Qualifiers de Março de 2023, que são a derradeira etapa antes das Davis Cup Finals.

Segundo Rui Machado, citado num comunicado da Federação Portuguesa de Ténis, “o ambiente no balneário foi muito especial e todos cumpriram muito bem o seu papel em todos os momentos. Foi perfeito e dou-lhes os parabéns não só pela competência em campo, mas também por toda a disponibilidade. Criaram um ambiente diferente, um ambiente de vencedores. Sinto que todos estiveram comigo e temos de ter esta semana como referência”.

Texto: ALVORADA com GIFPT
Fotografia: FPT